Baixas por doença custam quase 236 milhões de euros aos cofres do Estado

  • ECO
  • 14 Junho 2020

Nos primeiros quatro meses do ano, a despesa do Estado com baixas por doença aumentou mais de 15% para 235,8 milhões de euros.

Entre janeiro e abril, as baixas por doença custaram aos cofres do Estado 235,8 milhões de euros, mais 15,4% face ao mesmo período do ano anterior. Em causa está um salto de 31,4 milhões de euros, que já reflete os efeitos da pandemia do coronavírus. Isto de acordo com os dados da Segurança Social citados, este domingo, pelo Correio da Manhã (acesso pago).

“Os efeitos da pandemia provocada pela doença Covid-19 estarão refletidos nos significativos aumentos de subsídios por doença processados em abril de 2020″, sublinha a Segurança Social, de acordo o jornal. De notar que este total em causa inclui não apenas baixas por contágio pelo vírus, mas também baixas por isolamento profilático, que foram equiparadas às baixas por internamento e, portanto, garantem atualmente 100% da remuneração aos beneficiários. A propósito, em abril número de beneficiários subiu em 41.398 para 200.750, um salto de 26% em relação a março.

O Correio da Manhã frisa ainda que estão também incluídos neste balanço os doentes dos grupos de risco, que ficaram em casa para evitar o contágio. Em causa estão os imunodepremidos e os doentes crónicos. Em ambos os casos, é preciso uma declaração médica para ter direito às faltas justificadas e, consequentemente, à remuneração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baixas por doença custam quase 236 milhões de euros aos cofres do Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião