Pagamento de pensões de reforma vai passar a ser imediato

  • ECO
  • 15 Julho 2020

O pagamento de pensões de reforma vai passar a ser deferido de forma automática através do site da Segurança Social. Medida vai beneficiar cerca de 60 mil trabalhadores por ano.

O pagamento de pensões de reforma vai passar a ser pago de forma automática e imediatamente a partir do momento em que o trabalhador acione o pedido de aposentação no site da Segurança Social, avança o Público (acesso pago). Esta é uma das 158 medidas do Simplex 20-21, que é apresentado esta quarta-feira.

O objetivo é terminar com as situações de hiato entre o momento em que o trabalhador pede a reforma, por atingir a idade devida, e o momento em que efetivamente começa a receber a sua pensão”, anunciou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Com esta atualização, os contribuintes que atinjam “a idade limite” passam a receber a reforma no próprio mês em que for devida, explica a governante. No caso dos trabalhadores que têm carreiras mistas, isto é, “descontaram para a Segurança Social, mas também trabalharam no estrangeiro” ou descontaram em “parte da sua carreira para a Caixa Geral de Aposentações, é definida uma pensão provisória”. Segundo Alexandra Leitão, a medida irá beneficiar cerca de “60 mil pessoas por ano”, tendo em conta os números de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pagamento de pensões de reforma vai passar a ser imediato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião