Portugal já passou os 1.000 casos diários de Covid-19, revela Lacerda Sales

  • ECO
  • 8 Outubro 2020

O balanço da Covid-19 desta quinta-feira mostrará que Portugal registou mais de 1.000 casos de Covid-19, a primeira vez desde 10 de abril, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Portugal registou esta quinta-feira mais de 1.000 casos diários de Covid-19, a primeira vez que acontece desde 10 de abril, isto é, em plena primeira vaga da pandemia. O número deverá ser superior ao milhar quando a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgar o balanço da situação da Covid-19 em Portugal por volta da hora do almoço.

A informação foi revelada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, durante uma visita ao Hospital de Braga, avançou o Jornal de Notícias. Será somente a terceira vez que o país regista tantos casos diários desde o início da crise pandémica. O número mais elevado até agora foi registado a 10 de abril (1.516 novos casos), seguindo-se o dia 31 de março (1.035 novos casos).

Há semanas que a fasquia dos 1.000 novos casos diários era antecipada por responsáveis políticos, mas acabou por acontecer mais tarde do que era previsto. Há 20 dias, António Costa, primeiro-ministro, reconhecia que “a manter-se” a tendência verificada até então, Portugal chegaria “a 1.000 novos casos por dia” na semana de 21 a 27 de setembro. Tal acabou por não se verificar nesse exato período.

O regresso a um cenário de mais de 1.000 casos diários dá-se em cima daquilo que alguns especialistas já consideram ser a segunda vaga da Covid-19, marcada pelo acelerar de novos casos depois das férias do verão e em antecipação do período do outono. No entanto, surge num momento em que o número de testes realizados por dia é significativamente superior à testagem feita em março e abril. Ou seja, o país tem agora uma capacidade superior de medição da Covid-19 do que tinha quando o novo coronavírus chegou a Portugal.

Além disso, o número de casos detetados pelas autoridades de saúde não corresponde exatamente à quantidade de pessoas verdadeiramente infetadas em Portugal. O comportamento imprevisível deste novo vírus tem levado a que muitas infeções, por serem assintomáticas, se mantenham fora do alcance dos radares da DGS.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já passou os 1.000 casos diários de Covid-19, revela Lacerda Sales

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião