Governo vai aumentar salários com descida da retenção na fonte de IRS

  • ECO
  • 10 Outubro 2020

O Governo deverá incluir no Orçamento do Estado para 2021 uma descida média de 2% da taxa de retenção na fonte de IRS, aumentando, por esta via, o salário mensal de dois milhões de portugueses.

O Governo deverá incluir no próximo Orçamento do Estado uma redução da taxa de retenção na fonte de IRS para todos os trabalhadores. Por esta via, sem baixar impostos nem pondo em causa as receitas do Estado, o Executivo aumenta o rendimento disponível mensalmente aos portugueses, compensando com uma menor devolução do IRS no ano seguinte, avança o Expresso (acesso pago).

A medida, não comunicada aos parceiros da esquerda mas aprovada no Conselho de Ministros de quinta-feira, beneficiará dois milhões de portugueses e não deverá ter impacto no défice em contabilidade nacional. A redução da taxa será de, em média, 2%, mas aplicada com progressividade, sendo superior para quem tenha menores rendimentos e inferior para quem ganha mais. Não beneficiará os restantes dois milhões de portugueses com rendimentos muito baixos, por já estarem isentos deste imposto

A redução da taxa de retenção na fonte de IRS visa ajudar as famílias e estimular o consumo, puxando pela economia. Em conjunto com a devolução do IVA para consumos nos setores da restauração e turismo em novas compras, juntas, vale 200 milhões de euros, segundo cálculos do semanário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai aumentar salários com descida da retenção na fonte de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião