Como as seguradoras anteciparam a chegada de Barbara
Grupo Ageas, Liberty e Fidelidade contactaram clientes e distribuidores antes da passagem da depressão dando conselhos e indicando soluções em caso de sinistros.
O Grupo Ageas, a Liberty e a Fidelidade são três companhias que anteciparam a chegada da depressão Bárbara e aproveitaram para comunicar com os segurados fora dos assuntos cobranças e regularização de sinistros, fornecendo conselhos preventivos das consequências da tempestade e indicações sobre como agir em caso de se registarem danos.
O grupo Ageas avisou que a tempestade Bárbara iria afetar os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Castelo Branco, iriam estar de aviso vermelho, entre as 12:00 e as 18:00 de terça-feira, devido a precipitação forte, aumento da intensidade do vento – com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas – e agitação marítima, em especial na costa da região sul.
Além das recomendações da Proteção Civil, o Grupo Ageas Portugal recomendou ainda às populações locais:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter especial cuidado na circulação;
- Se em permanência junto de áreas arborizadas, estar atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança e, nos terrenos confinantes com rios e cursos de água – historicamente sujeitos a cheias e inundações -, retirar os animais e os equipamentos agrícolas.
Os cuidados deviam continuar pós-tempestade:
- Não propagar rumores ou informações exageradas sobre a situação;
- Se há feridos, reportar imediatamente aos serviços de emergência;
- Permanecer em casa, caso esta não tenha sofrido danos;
- Certificar de que os seus aparelhos elétricos estão secos antes de os ligar;
- Colaborar com os seus vizinhos na reparação dos danos;
- Em caso de necessidade, solicitar a assistência das brigadas de salvamento ou das autoridades mais próximas.
O Grupo Ageas Portugal informou ainda que as linhas de atendimento para participação de sinistros encontravam-se preparadas para receber o maior número de chamadas possível.
A Liberty disponibilizou uma linha exclusiva de atendimento aos clientes e parceiros para comunicação de ocorrências. O objetivo é facilitar o contacto e assegurar uma intervenção mais rápida e eficiente, que permita aos clientes regressarem à normalidade o mais rápido possível.
Como medidas de prevenção para evitar possíveis danos, a Liberty recomendou que os Clientes não utilizem o automóvel ou tenham a máxima precaução ao volante e fechem corretamente as portas e janelas das suas casas.
A seguradora Fidelidade avisou por sms os seus segurados para a passagem prevista da depressão Bárbara por Portugal Continental, afirmando estarem “a desenvolver os procedimentos necessários para conseguir apoiar da melhor forma, em caso de necessidade”. A rede de distribuidores foi alertada por canais próprios.
Fonte da companhia adiantou que caso se julgue necessário será ativado um número de emergência e deslocado um veículo para áreas mais afetadas para recolher informações junto dos seus clientes sobre sinistros verificados nessa região e acelerar o processo indemnizatório.
O sms da Fidelidade indica ainda que “a prevenção nestas situações é essencial, pelo que, para ajudar a minimizar, preventivamente, o impacto potencial da previsão de chuva e vento forte, recomendamos que se tomem medidas preventivas, para além das que já estão a ser divulgadas pelas autoridades competentes”,
Assim, a companhia recomendou:
- Fechar todas as portas e janelas;
- Retirar objetos soltos que se encontrem nas varandas;
- Desobstruir os sistemas de escoamento das águas;
- Não conduzir ou estacionar em zonas propícias a inundações e ter atenção aos lençóis de água que podem formar-se.
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