Rui Rio faz piada com Ihor nas redes sociais e é alvo de críticas

  • Tiago Lopes
  • 18 Dezembro 2020

Rio referiu-se à morte de cidadão ucraniano nas instalações do SEF com ironia para comentar uma sondagem que dá ao PSD o pior registo no espaço de um ano. Hugo Soares diz que "Portugal merece mais".

O presidente do PSD, Rui Rio, está a ser criticado nas redes sociais depois de escrever um tweet em que faz uma piada com a morte de Ihor Homeniuk, o cidadão ucraniano que foi morto nas instalações do SEF em Lisboa.

O comentário do líder do Partido Social Democrata no Twitter surgiu no seguimento de uma notícia de uma sondagem do Expresso, que dá conta de uma quebra nas intenções de voto no PSD.

“Eu, cá por mim, não precisava da sondagem do Expresso para nada. É mais do que evidente que, face aos últimos acontecimentos políticos, o Governo e o PS só podiam estar a subir. Mais uma morte no aeroporto e “a coisa” vai à maioria absoluta. Força nisso!”, escreveu Rui Rio.

O comentário de Rui Rio não caiu bem e tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais. “Que mau gosto e falta de nível e de decência”, escreve um utilizador naquela rede social. “Usar uma morte no aeroporto como graçola é de uma falta de sensibilidade sem nome. Que vergonha”, lê-se ainda noutro comentário.

O ex-líder parlamentar do PSD e antigo presidente da JSD, Hugo Soares, foi uma das vozes mais críticas. “Portugal merece mais. Já não bastava a irresponsabilidade política do MAI e do PM… Agora a falta de sentido de Estado do presidente do meu partido”, escreveu na sua conta do Facebook, conta a Rádio Renascença.

O líder da JS, Miguel Costa Matos, também mostrou a sua indignação com o comentário de Rio. “Que ligeireza repugnante a forma como Rui Rio se refere ao assassinato de Ihor Homenyuk.”

De acordo com a sondagem realizada pelo ISCTE e ICS para o Expresso [acesso pago] e para a SIC, o PS continua a ganhar “terreno” nas sondagens. Se as eleições fossem hoje, vencia com 39%, enquanto o PSD obteria 25%, uma diferença de 14 pontos que marca o pior registo dos sociais-democratas no espaço de um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio faz piada com Ihor nas redes sociais e é alvo de críticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião