“Executivo tem de governar melhor” em 2021, avisa Rui Rio na mensagem de Natal

“O Governo tem de governar melhor do que tem vindo a fazer”, alerta o presidente do PSD na sua mensagem de Natal. Os alertas de Rui Rio vão não só para a forma como o Executivo tem gerido o Serviço Nacional de Saúde, porque é preciso reduzir a taxa de mortalidade em Portugal que não está apenas associada à Covid-19, mas também para os dossiers TAP e Novo Banco.

Rui Rio, numa mensagem gravada em vídeo, relembra que o PSD,” desde o princípio”, tem “cooperado com o Governo no combate à pandemia, mas há outros dossiers onde o Governo tem de melhorar como por exemplo o caso da TAP e do Novo Banco”, frisou. “Porque são milhões de impostos que têm sido despejados em cima da TAP e do Novo Banco por erros de gestão e de opções políticas”, justificou.

Para o presidente, esses milhões fazem falta “em muito outro sitio como saúde, educação e também na redução ou não aumento da dívida pública”. Rio recorda que o facto de a dívida continuar vai “penalizar” o país no futuro. O Estado português endividou-se em mais 3.258 milhões de euros até outubro face ao que tinha acontecido até à mesma altura do ano passado, segundo um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Reconhecendo que desde 2019 que o Executivo não tem “manifestamente” sido capaz de responder aos desafios que se colocam ao SNS, Rio espera que, “em 2021, o Governo consiga reorganizar o SNS de modo a que a taxa de mortalidade regresse ao normal”, ou seja “para que não morram mais portugueses porque a assistência é mais deficiente do que normalmente o é”.

Este é “um Natal diferente por causa da pandemia” — reconhece Rio — mas “vamos ter esperança de que, em 2021, vamos conseguir voltar a relançar o país”, conclui.

Relacionados