Morgues e crematórios cedem à pressão do agravamento da Covid-19

  • ECO
  • 17 Janeiro 2021

Mortes por Covid-19 registadas nos últimos 15 dias representam já cerca de 20% do total desde o início da pandemia. A situação criou um problema nos hospitais, especialmente de Lisboa, avança o JN.

As morgues dos hospitais estão cheios devido ao agravamento da mortalidade no país, acompanhado da subida do recurso a cremação, segundo noticia este domingo o Jornal de Notícias (acesso pago). As mortes por Covid-19 registadas nos últimos 15 dias representam já cerca de 20% do total desde o início da pandemia.

O agendamento de cremações costuma demorar cerca de dois dias, mas o aumento da mortalidade (provocada em grande parte pelo surto de Covid-19, mas não só) alargou os prazos para cerca de uma semana. A situação criou um problema nos hospitais, especialmente os de Lisboa, onde já há unidades a recorrer a contentores frigoríficos.

Só na região de Lisboa, cerca de 55% dos mortos são cremados, sendo que “a capacidade de frio dos hospitais está esgotada e alguns estão a climatizar salas” para o efeito, diz o presidente da Associação Nacional das Empresas Lutuosas, Carlos Almeida, ao JN. No Porto, os centros hospitalares de Santo António e de São João garantem que não há sobrecarga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morgues e crematórios cedem à pressão do agravamento da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião