Esta cabine portuguesa mata o vírus na roupa e nos objetos do dia-a-dia

Fabricante portuguesa MTEX NS, Citeve e Universidade Católica uniram esforços e desenvolveram uma cabine que inativa o SARS-CoV-2 em peças de vestuário, calçado e outros objetos.

Chama-se PHYS e é uma cabine que inativa o SARS-CoV-2 em peças de vestuário, calçado e outros objetos. Nasceu de uma parceria entre a fabricante MTEX NS, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve) e a Universidade Católica e demorou cerca de meio ano a ser desenvolvida.

“Encontramos uma tecnologia segura, eficaz em todo o tipo de superfícies e comprovada em laboratório”, destaca o diretor geral do Citeve. Braz Costa explica ao ECO que a cabine surgiu em prol de uma necessidade. “Com a pandemia os produtos, neste caso no setor têxtil, não podem voltar à estante depois de uma prova. Isto implica um grande constrangimento pois as peças que fossem parar ao provador teriam que fazer uma quarentena no mínimo de três dias e isso é completamente incompatível”.

As roupas, calçado e objetos demoram entre quinze a vinte minutos a ser desinfetados, embora não seja um tempo exato, refere Braz Costa. “O tempo depende de vários fatores, a concentração de ozono, a temperatura, se determinada peça tem plástico ou não – este material é onde o vírus tem maior prevalência, entre outros”, explica o diretor do Citeve.

De acordo com a fabricante MTEX NS, a PHYS “é uma cabine de desinfeção certificada, capaz de neutralizar o vírus SARS-CoV-2 em roupas, calçados e outros tipos de objetos”. A empresa localizada em Vila Nova de Famalicão explica ainda que a “PHYS combina a tecnologia 4.0 e geradores de ozono de última geração. Tecnicamente, consiste em uma estrutura que contém um compartimento interno onde é realizado um processo de desinfeção com base nas propriedades de esterilização por ozónio”.

A cabine já está a ser comercializada e está disponível em dois tamanhos, L e XL e pesa cerca de 390 e 590 quilos, respetivamente. Ambas têm cerca de dois metros de altura.

Fonte: MTEX NS MTEX NS

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta cabine portuguesa mata o vírus na roupa e nos objetos do dia-a-dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião