Pfizer garante 200 milhões de doses adicionais à União Europeia

Ursula von der Leyen já tinha anunciado o acordo de mais 300 milhões doses. Esta quarta-feira a farmacêutica confirma 200 milhões de doses extra, com possibilidade de compra de mais 100 milhões.

A Pfizer e a BioNTech anunciaram, esta quarta-feira em comunicado, que garantem 200 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19 acordados com Comissão Europeia (CE) em janeiro. O número total de doses que vão chegar à Europa é agora de 500 milhões.

Ursula Von der Leyen já tinha anunciado, em janeiro, que a Comissão negociou a extensão do contrato com a Pfizer e BioNTech para mais 300 milhões de doses deste medicamento. No entanto, as farmacêuticas confirmaram apenas 200 milhões de doses, com a possibilidade de compra dos restantes 100 milhões, segundo anunciado esta quarta-feira.

Tal como a presidente da Comissão Europeia tinha referido, as farmacêuticas esperam que 75 milhões destas doses adicionais sejam entregues já no segundo trimestre de 2021.

“Isto permite-nos duplicar a quantidade de doses fornecidas”, disse von der Leyen em janeiro. Porém, com os 200 milhões de doses garantidos pela Pfizer/BioNTech o valor original (300 milhões) ainda não será duplicado, mas estará perto. Poderá chegar-se aos 600 milhões, com base na opção de compra concedida no acordo.

“Com este novo acordo com a Comissão Europeia, esperamos agora entregar doses suficientes para vacinar pelo menos 250 milhões de europeus antes do final do ano“, disse Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer, citado em comunicado.

Perante a escassez de doses na Europa e as dificuldades na produção, Ugur Sahin, diretor executivo da BioNTech revelou, em comunicado, que a produção nas instalações de Marburg será iniciada em fevereiro e que reforçaram a rede de fabrico.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi a primeira a ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, a 27 de dezembro e, consequentemente, a primeira a ser utilizada pelos estados-membros para vacinar os seus cidadãos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pfizer garante 200 milhões de doses adicionais à União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião