BRANDS' ECO Beontime: “O crescimento verificado com a pandemia foi substancial”

  • BRANDS' ECO
  • 1 Março 2021

A Beontime foi um dos vencedores do Portugal E-Commerce Awards em 2020, tendo-se destacado como E-commerce do Ano em Acessórios de Moda e na categoria "Maior variedade de Artigos".

A Beontime foi “E-commerce do Ano em Acessórios de Moda“, tendo arrecadado o Bronze na categoria “Maior Variedade de Artigos” na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards, uma iniciativa do Lisbon Awards Group, em parceria com o ECO, que visa distinguir os melhores projetos de e-commerce no país.

José Carrilho, CEO da Beontime, fala dos desafios causados pela pandemia e da aposta recente para acompanhar a constante evolução do setor do e-commerce.

Quais eram as vossas expectativas quando se candidataram ao Portugal E-Commerce Awards?

As expectativas eram relativamente baixas, uma vez que apesar de considerarmos que temos um sortido de produto bastante competitivo (tanto ao nível da oferta como dos preços apresentados), temos noção que há sempre incontáveis aspetos a melhorar num website.

Qual foi a ideia ou necessidade que deu origem ao vosso e-commerce?

A nossa empresa já “nasceu” com o comércio online, começámos a trabalhar no século passado com o extinto Shopping Sapo e temos tentado sempre ao longo de todo este tempo acompanhar as tendências de mercado e de consumo.

E-commerce em 2015 e agora em 2021. Como consideram este crescimento e evolução?

O crescimento verificado com a pandemia foi substancial, todavia e felizmente, não nos apanhou desprevenidos, pois era uma área de negócio à qual já alocávamos bastantes recursos, sendo bastante relevante para a nossa empresa.

Como é que a pandemia e o confinamento alteraram as vossas rotinas?

O primeiro confinamento foi muitíssimo complicado, tanto pelo inesperado como pelo total desconhecimento do que se estava (e iria) passar. Obviamente, com 12 lojas abertas ao público, todas elas em centros comerciais, temos penado bastante com os períodos de encerramento e não só: as restrições impostas ao comércio têm sido um obstáculo substancial à recuperação de vendas. Aproveito para recordar que Portugal é dos países da UE com rácio mais baixo de clientes por metro quadrado autorizado no comércio (um cliente por 20m2!).

Qual foi a característica funcional ou política de e-commerce que deu origem ao vosso prémio no Portugal E-Commerce Awards?

Pensamos que tenha sido a grande oferta de marcas/artigos a preços competitivos. Temos disponíveis mais de 60 marcas, e um portefólio de mais de 10 mil artigos de relojoaria e joalharia.

Com o grande crescimento de e-commerce nos últimos tempos, como é que se conseguem distinguir da concorrência?

A nossa empresa tenta-se distinguir da concorrência essencialmente através da disponibilização do nosso imenso catálogo a todos os nossos clientes, uma vez que somos uma empresa que tem cinco lojas outlet em Portugal, com produtos muito interessantes a preços muito competitivos, e nem toda a gente se pode deslocar aos outlets ou vive nas imediações dos mesmos. Assim, através do nosso site, pode adquirir todos os produtos que temos à venda nas nossas lojas outlet.

Quais são os maiores desafios para quem trabalha na área do e-commerce?

Sem qualquer dúvida, acompanhar as tendências do consumo.

Quais foram as vantagens da participação no Portugal E-Commerce Awards?

Obtivemos uma distinção importante, que nos permite, sem qualquer dúvida, diferenciar-nos da nossa concorrência.

Quais as tendências que apontam nesta área para o futuro?

Consideramos que a tendência será de crescimento e posterior consolidação, com uma cada vez maior exigência por parte dos consumidores. Consideramos que o e-commerce não irá substituir o comércio tradicional (shopping ou rua), antes complementá-lo.

Com a constante atualização e desenvolvimento desta área, como é que se acompanham todas estas tendências?

É muito complicado… No nosso caso, contratámos recentemente um programador a tempo inteiro para nos apoiar exclusivamente nesta área.

Qual o futuro do e-commerce na sua marca: uma alternativa ou o caminho a seguir?

O caminho a seguir, mas sempre em complemento com as nossas lojas físicas

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