BRANDS' ECO CCIP agiliza apoio à internacionalização das empresas

  • BRANDS' ECO
  • 1 Março 2021

Em março de 2020, a Câmara de Comércio (CCIP) foi confrontada com um desafio: como continuar a apoiar as empresas nas suas atividades internacionais, quando mais precisavam, mas desta vez à distância?

A chegada da pandemia e o confinamento obrigou a CCIP a repensar, rapidamente, toda a sua proposta de valor e a garantir que os seus Associados, e as empresas de uma forma geral, continuariam a poder contar com o seu apoio, por forma a suprir as suas necessidades e, nalguns casos até, a ser garante da continuidade das suas operações.

Nesse âmbito, a CCIP adotou os serviços de apoio à internacionalização, passando toda a sua atividade para o digital, tendo em vista responder às necessidades das empresas que continuavam à procura de contactos a nível internacional, mas que estavam impedidos de efetuar as suas deslocações. A CCIP foi assim pioneira ao desafiar as empresas a integrarem a 1ª missão empresarial virtual realizada em julho ao Brasil, a qual reuniu 5 empresas. Nos meses de novembro e dezembro, as missões presenciais foram retomadas e no total, foram apoiadas cerca de 60 empresas, durante o ano de 2020, em processos de internacionalização.

Foram ainda realizados mais de 20 webinares de sensibilização sobre mercados externos e ainda um bootcamp internacionalização que reuniram quase 2.000 empresas.

Para este ano (2021), a CCIP preparou um plano ambicioso destinado a responder às necessidades das empresas exportadoras nacionais que pretendem alavancar os seus negócios a nível internacional.

A CCIP continuará a estar ao lado das empresas, apoiando-as com contatos de qualidade em mais de 90 mercados distintos, com uma proposta de valor focada na customização, oferta esta que diferencia a CCIP de outras organizações, procurando ajudar as empresas a alcançar o seu objetivo principal – gerar mais negócios a nível internacional.

"Sendo a Internacionalização um objetivo estratégico da Medinfar SA, temos vindo a participar, ao longo dos anos, em várias Missões Empresariais e individuais promovidas pela CCIP. O sucesso de todas deveu-se não só a todo o trabalho de planeamento prévio feito em estreita colaboração com os consultores locais, mas também à disponibilidade dos mesmos durante as missões, o que nos permitiu conhecer melhor as características dos mercados e o seu potencial para os nossos produtos. Vamos, com toda a certeza, continuar a integrar missões organizadas pela CCIP.”

Cláudia Oliveira

International Area Manager, Medinfar SA

Para reforçar as competências das empresas, a CCIP irá também promover ações de formação para a internacionalização, assim como um serviço de consultoria individual e de mentoring para as indústrias portuguesas que pretendam iniciar a sua expansão nos mercados internacionais.

Simultaneamente, foi desenhado um novo serviço para as empresas que pretendem preparar uma abordagem comercial digital a novos mercados ou que procurem otimizar as suas estratégias e obter melhores resultados.

A verdade é que este processo de transformação digital não se iniciou, na Câmara de Comércio, apenas no ano passado. Em 2018, implementámos o Certificado de Origem Eletrónico (eCO), emitido de acordo com regras internacionais de acreditação da ICC e que cumpre um conjunto de requisitos de qualidade que podem ser validados eletronicamente em qualquer parte do mundo. Desta forma, facilita-se o processo de exportação, contribuindo para um ambiente comercial mais seguro, e ajudando as empresas exportadoras a economizar tempo, recursos e dinheiro.

Em 2020, apenas foi necessário ajustar alguns procedimentos por forma a garantir a disponibilização dos certificados de origem de forma ininterrupta, o que foi conseguido em absoluto. Apesar do afastamento físico obrigatório, a CCIP não deixou de estar sempre perto das empresas nas suas exportações e nos seus negócios.

"Foram imprescindíveis para garantir a continuidade do meu negócio ao emitirem permanentemente a documentação necessária para as nossas exportações.”

Metalúrgica Lurga, Lda

As incertezas do futuro levantam algumas dúvidas para quem quer vingar no mercado internacional. Mas na CCIP podemos garantir que, independentemente das circunstâncias, manteremos sempre o nosso compromisso e dedicação, ficando ao lado dos nossos Associados, Clientes e Parceiros.

Siga-nos: LinkedIn | Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CCIP agiliza apoio à internacionalização das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião