BRANDS' ECO Fábrica das Peúgas: “Trabalhar na área do e-commerce é como ser um canivete suíço”

  • BRANDS' ECO
  • 2 Março 2021

A Fábrica das Peúgas foi "E-commerce do Ano em Vestuário e Calçado" e arrecadou o bronze na categoria "Melhor a Cumprir Prazos de Envio/Entrega" na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards.

Criada em Leiria em 2019, a Fábrica das Peúgas é uma loja online que se dedica à comercialização de todo o tipo de meias, peúgas e collants. Em 2020, foi distinguida como “E-commerce do Ano em Vestuário e Calçado” e arrecadou o bronze na categoria “Melhor a Cumprir Prazos de Envio/Entrega” na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards, uma iniciativa do Lisbon Awards Group, em parceria com o ECO, que visa distinguir os melhores projetos de e-commerce no país.

Diogo Cabelo, CEO e CTO da Fábrica das Peúgas, fala-nos do desenvolvimento da empresa, da sua adaptação à realidade da pandemia e da sua perspetiva sobre a evolução do setor do comércio eletrónico em Portugal.

Quais eram as vossas expectativas quando se candidataram ao Portugal E-Commerce Awards?

As nossas expectativas foram desde logo bastante positivas. Abraçámos este desafio, pioneiro em Portugal, com bastante afinco. Não só para contribuir e dar a conhecer o Portugal E-Commerce Awards à comunidade, mas também pela importância, cada vez mais presente, do comércio online na vida dos consumidores e empresas portuguesas.

Qual foi a ideia ou necessidade que deu origem ao vosso e-commerce?

A Fábrica das Peúgas surgiu como um desafio pessoal. Sempre ambicionei criar um negócio próprio, reunindo todas as minhas competências. Em novembro de 2018, decidi criar um projeto de e-commerce viável, rentável e sem recurso a financiamento. No entanto, o produto a vender teria de ser facilmente vendável todo o ano, diferente, leve, inquebrável e de fácil armazenamento. Foi então que surgiu a ideia das meias divertidas e fantasia. Em janeiro de 2019, todos os dias, em pós-laboral, comecei a dar os primeiros passos na criação da plataforma de e-commerce para venda de meias, peúgas e collants divertidos e fantasia. Sem recurso a ajudas externas, mas com muita dedicação, trabalho e estudo, em julho de 2019, a loja online Fábrica das Peúgas abre ao mundo digital.

E-commerce em 2015 e agora em 2021 – como consideram este crescimento e evolução?

A digitalização e a facilidade de acesso aos meios online elevou o e-commerce a uma nova dimensão. Em Portugal, o comércio online é uma tendência que veio para ficar e o crescimento entre 2015 e 2021 é exponencial. É certo que em 2020 e 2021, devido às consequências da pandemia e confinamento, assistimos a um verdadeiro tsunami na transformação digital, onde os portugueses não só aderiram em massa às compras online, como também aos pagamentos digitais.

Como é que a pandemia e o confinamento alteraram as vossas rotinas?

Assim que romperam as primeiras notícias de possível confinamento em Portugal, percebemos imediatamente que as vendas online iam disparar e consequentemente iríamos enfrentar novos desafios e rotinas. Presumimos desde logo que a pesquisa pelos nossos produtos ia aumentar e não seria apenas a procura por meias divertidas e fantasia. Assim sendo, em menos de 48h, reformulámos a nossa variedade de produtos e incluímos, para além das meias divertidas e fantasia, meias básicas e de dia-a-dia. A nível de infraestrutura tecnológica, reforçámos a capacidade dos nossos servidores, a fim de suportar o aumento de tráfego, manter a alta disponibilidade e qualidade de serviço.

Qual foi a característica funcional ou política de e-commerce que deu origem ao vosso prémio no Portugal E-Commerce Awards?

A Fábrica das Peúgas concorreu no Portugal E-Commerce Awards na categoria E-commerce do Ano em Melhor a Cumprir Prazos de Envio/Entrega. Quando um consumidor opta por comprar online, é muitas vezes pela maior conveniência e comodidade, mas há sempre um handicap que a venda online tem que são os prazos de envio/entrega. Para nós, Fábrica das Peúgas, é um fator crítico de sucesso e por esse motivo trabalhamos diariamente no sentido de o cumprir. O resultado está no feedback dos nossos clientes, que realçam a nossa rapidez nos envios e cumprimentos dos prazos de entrega.

Com o grande crescimento de e-commerce nos últimos tempos, como é que se conseguem distinguir da concorrência?

O crescimento do e-commerce nos últimos tempos é bastante grande, mas a qualidade das operações, da grande maioria das lojas online, ainda não acompanha o mesmo crescimento. Há aspetos básicos que fazem a diferença e que ajudam a destacar da concorrência. Um dos aspetos que nos ajuda a realçar a loja online das demais é possuir uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Igualmente importante, destaco a experiência do utilizador e apoio ao cliente.

Quais são os maiores desafios para quem trabalha na área do e-commerce?

Entender quais os desafios desde a fase de arranque de um projeto de e-commerce é essencial para encontrar soluções e evitar dissabores no futuro. No caso da Fábrica das Peúgas, os maiores desafios assentam na área da logística e nas plataformas tecnológicas. Digo várias vezes: trabalhar na área do e-commerce é como ser um canivete suíço, temos de possuir várias ferramentas e capacidades para solucionar os desafios diários.

Quais foram as vantagens da participação no Portugal E-Commerce Awards?

Participar no Portugal E-Commerce Awards proporciona várias vantagens, nomeadamente em termos de ganho de visibilidade e credibilidade da loja online. É importante para o consumidor saber que a loja online onde realiza as suas compras tenha sido distinguida em determinada categoria sectorial e/ou funcional. Para os nós, players, é uma forma de estimular a inovação, tecnologia, criatividade, conforto, sustentabilidade e modernidade.

Quais as tendências que apontam nesta área para o futuro?

As tendências na área do e-commerce, na nossa opinião, são delineadas pelos grandes players do mercado online. Portanto, é seguro dizer que a realidade aumentada, pesquisa por voz, inteligência artificial e marketing one-to-one são o futuro no comércio online.

Com a constante atualização e desenvolvimento da área, como é possível acompanhar todas estas tendências?

Acompanhar e captar as tendências de mercado significa estar um passo à frente da concorrência. É importante estar atualizado e ciente das novas tendências. Nós, Fábrica das Peúgas, temos essa preocupação e estamos sempre em constante atualização. No entanto, ressalvo, que nem todas as tendências se aplicam ao nosso modelo de negócio. Há sempre um estudo prévio antes de desenvolver e aplicar qualquer tendência.

Qual o futuro do e-commerce na sua marca: uma alternativa ou o caminho a seguir?

Para a Fábrica das Peúgas, um projeto exclusivamente online, o e-commerce é sem dúvida o caminho a seguir. O e-commerce veio para ficar e o hábito de comprar online ficou enraizado nos portugueses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica das Peúgas: “Trabalhar na área do e-commerce é como ser um canivete suíço”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião