BRANDS' ECO KuantoKusta: “O foco no utilizador tem sido fundamental para o nosso negócio”

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  • 3 Março 2021

O KuantoKusta venceu o grand prix na categoria E-commerce do Ano em Equipamentos Eletrónicos e Informáticos e na categoria Maior Variedade de Artigos na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards.

Criado com o objetivo de ser um site agregador e comparador de preços, o Kuanto Kusta evoluiu entretanto para um formato duo. Além desta função, é agora também um marketplace com cerca de dois milhões de produtos, separados por cerca de 1600 categorias, com foco sobretudo em Informática, Eletrodomésticos, Smartphones & Acessórios e Imagem & Som.

O KuantoKunta venceu o grande prémio na categoria setorial de E-commerce do Ano em Equipamentos Eletrónicos e Informáticos e na categoria funcional de E-Commerce do Ano em Maior Variedade de Artigos na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards, uma iniciativa do Lisbon Awards Group, em parceria com o ECO, que visa distinguir os melhores projetos de e-commerce no país.

Nesta entrevista Paulo Pimenta, CEO do Kuanto Kusta, fala da evolução da empresa nos últimos anos e da sua perspetiva sobre o crescimento do e-commerce em Portugal. Pode ainda assistir à conversa online realizada com Paulo Pimenta e conduzida por Vanda Jorge, do ECO:

Quais eram as vossas expectativas quando se candidataram ao Portugal E-Commerce Awards?

Uma das principais preocupações do KuantoKusta é a contínua evolução do nosso produto. Ao participar em eventos de prestígio como é o caso do E-Commerce Awards, não só temos a possibilidade de ficar a par do que melhor se faz no ecossistema do comércio eletrónico em Portugal, mas também a oportunidade de ver o nosso trabalho avaliado por alguns dos maiores experts da área.

Além disso, a visibilidade que advém da participação deste tipo de eventos foi outra das razões que levou à nossa participação.

Qual foi a ideia ou necessidade que deu origem ao vosso e-commerce?

O KuantoKusta nasceu da identificação de uma lacuna no mercado. Os fundadores, que tinham como objetivo abrir uma loja de informática, deram conta da inexistência de um site que agregasse preços e permitisse a sua comparação. Ao longo de 15 anos, o KuantoKusta consolidou-se como o líder nacional na comparação de preços e sempre foi o elo de ligação entre o utilizador e as lojas.

Este elo de ligação fez com que identificassem uma nova necessidade do mercado. O crescimento do digital, a necessidade de plataformas que facilitem e promovam o desenvolvimento do comércio eletrónico. As novas exigências e evolução do consumidor português fez com que o nosso modelo de negócio evoluísse para um formato duo: comparador de preços e marketplace – uma forma de garantir a melhor experiência, desde a compra até à entrega do produto.

E-commerce em 2015 e agora em 2021 – como consideram este crescimento e evolução?

Ao recuar para o ano de 2015, pouca gente diria que o mercado online iria crescer a um ritmo tão rápido. Há seis anos, o mercado e-commerce representava cerca de 3,2 milhões. Em 2020, terá representado cerca de oito mil milhões.

Sem dúvida que um dos marcos destes cinco anos foi o crescimento exponencial de marketplaces. Apesar da grande popularidade dos espaços físicos, a variedade de oferta, preços mais competitivos e comodidade fazem com que cada vez mais portugueses se rendam aos benefícios do comércio online.

Esta comodidade foi também fomentada com a possibilidade de compra em dispositivos mobile. A vantagem deste meio de consumo é a quebra de barreiras e a interactividade criada entre a loja e cliente.

A possibilidade de, através de plataformas de marketing digital, fazer uma publicidade muito mais direcionada e relevante para o consumidor traduz-se numa grande vantagem competitiva no que toca à retenção e conversão dos clientes.

É evidente e claro que o fator epidêmico veio acelerar o crescimento previsto, em valores superiores aos expectáveis. No entanto, este acontecimento veio provar que o mundo online se encontra cada vez mais preparado para se adaptar à realidade.

Como é que a pandemia e o confinamento alteraram as vossas rotinas?

O teletrabalho foi, sem dúvida, o maior disruptor das nossas rotinas. Habituados a contactar regularmente com os nossos colegas de trabalho, esta nova modalidade obrigou-nos a repensar alguns processos e práticas existentes.

Reforçámos junto da equipa a importância das pausas, do descanso e principalmente da saúde mental. Iniciativas como a KK Welness surgem como resposta da empresa a proporcionar maior saúde e bem-estar aos nossos colaboradores.

Como não partilhamos um espaço físico, sentimos que fazia sentido mudar a comunicação da estratégica da empresa. Este ano adoptámos OKR’s (uma framework desenvolvida pela Google na definição de objetivos) que torna muito mais fácil estreitar o sentido de propósito e de conexão entre o colaborador e a empresa.

Todas as equipas fazem uma reunião diária, ideal para desbloquear tarefas, dar visibilidade e até para promover o convívio. Semanalmente há uma apresentação de resultados feita pelo nosso CEO, onde são partilhadas as métricas de cada departamento e é finalizada com uma sessão de Q&A.

Para que a administração tenha visibilidade sobre a satisfação dos colaboradores, usamos uma ferramenta que recolhe semanalmente o “Pulso” dos colaboradores e permitirá agir rapidamente e implementar as mudanças necessárias.

Qual foi a característica funcional ou política de e-commerce que deu origem ao vosso prémio no Portugal E-Commerce Awards?

Vencemos o grand prix na categoria setorial de E-commerce do Ano em Equipamentos Eletrónicos e Informáticos e na categoria funcional de E-Commerce do Ano em Maior Variedade de Artigos.

Desde 2005 que o KuantoKusta tem vindo a conquistar cada vez mais espaço no mercado online, sendo hoje uma plataforma visitada por milhares de pessoas todos os dias. Sinal disso mesmo são os quase oito milhões de visitas que registámos no mês de janeiro.

Foi-nos atribuído o grand prix pois contamos com, aproximadamente, dois milhões de produtos separados por cerca de 1600 categorias. Nestas, destacam-se a Informática, Eletrodomésticos, Smartphones & Acessórios e Imagem & Som. O KuantoKusta disponibiliza ainda perto de 25 milhões de preços para comparação em mais de 1000 lojas e 40000 marcas.

Com o grande crescimento de e-commerce nos últimos tempos, como é que se conseguem distinguir da concorrência?

O grande foco no utilizador tem sido fundamental para o nosso negócio. Queremos acima de tudo continuar a ser uma mais-valia para os portugueses e ter esta visão é sem dúvida um fator diferenciador.

A grande preocupação com nossos colaboradores e a sua satisfação, um processo de recrutamento refinado e uma cultura de inovação têm sido os principais impulsionadores do nosso crescimento.

Quais são os maiores desafios para quem trabalha na área do e-commerce?

É um ecossistema em constante mutação e, por isso, é preciso manter mentalidade de startup, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de produto.

Estudos mostram, que a nível europeu, os portugueses são o povo mais reticente a comprar online. Conquistar a sua confiança e torná-los clientes recorrentes é essencial para o sucesso de uma plataforma e-commerce. Esta conquista de confiança não se prende apenas com garantir a segurança da compra. É também a forma como o website está construído, as funcionalidades que oferecemos, o atendimento ao cliente, a informação disponível, etc.

Esta visão holística do cliente e produto é sem dúvida o grande desafio do e-commerce atualmente.

Quais foram as vantagens proporcionadas com a participação no Portugal E-Commerce Awards?

As vantagens foram muito ao encontro das nossas expetativas. Não só tivemos a oportunidade de conhecer projetos muito interessantes na área do e-commerce, como o facto de termos vencido um grand prix foi também um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa nestes últimos anos.

Por último, sem dúvida que a marca KuantoKusta ganhou mais visibilidade e cimentou a sua posição como um dos melhores website de e-commerce em Portugal.

Quais as tendências que apontam nesta área para o futuro?

O Covid-19 mudou totalmente o paradigma do e-commerce. Os portugueses passam cada vez mais tempo na Internet e isso faz com que procurem mais informação, comparem mais e sejam mais conscientes no momento da compra.

A comodidade e poupança vivenciada com esta experiência trouxe novos adeptos. A comodidade e poupança experienciada por muitos utilizadores foi o suficiente para os fidelizar ao comércio online.

A experiência omnicanal será cada vez mais o “normal” e iremos ver uma melhoria substancial nas experiência de compra em Portugal. Entrega no próprio dia será cada vez mais frequente e novos métodos de pagamento irão surgir para facilitar a digitalização.

Se há algo que 2020 nos ensinou é a estar preparados para o inesperado, capacidade de resposta rápida será uma das mais-valias para 2021.

Com a constante atualização e desenvolvimento desta área, como é que se acompanham todas estas tendências?

É essencial promover uma cultura de aprendizagem e também facultar ferramentas à equipa para que haja um desenvolvimento e renovação das suas skills.

No KuantoKusta, temos várias iniciativas para incentivar a actualização e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Temos um programa de formação, com um budget alocado e suportado pela empresa, que permite a frequência de cursos e workshops. Promovemos a passagem de conhecimento interno através das KK talks – reuniões mensais onde diferentes departamentos dão uma talk sobre a sua área ou oferecem um workshop sobre determinado assunto. E, por último, o friday challenge onde é lançado um desafio a toda a empresa para promover a resolução de problemas e brainstorming.

Qual o futuro do e-commerce na sua marca: uma alternativa ou o caminho a seguir?

O e-commerce é o core business do KuantoKusta e é definitivamente o caminho a seguir. Não só pelo potencial desta área de negócio, mas principalmente porque acreditamos que o nosso produto é uma valia na vida dos portugueses, permitindo compras online mais informadas e seguras.

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