BRANDS' ECO Mercadona aposta na economia circular e reduz 700 toneladas de plástico virgem por ano

  • BRANDS' ECO
  • 8 Março 2021

A cadeia de supermercados espanhola introduziu uma nova garrafa de sumo recém-espremido feita 100% com plástico reciclado, no seguimento da sua Estratégia 6.25.

A Mercadona está a desenvolver diferentes ações que formam a sua Estratégia 6.25 para a redução do plástico nas suas embalagens e a gestão adequada dos resíduos de plástico que se geram nas lojas, no âmbito do seu compromisso em cuidar do planeta.

Para levar este objetivo, a cadeia de supermercados espanhola tem apostado em estratégias como a eliminação do plástico e substituição por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado para reduzir o uso de materiais virgens (produzidos com combustíveis fósseis).

O mais recente exemplo é o caso das garrafas para embalar sumo de laranja recém-espremido. A empresa introduziu em todas as lojas uma nova garrafa feita 100% com plástico reciclado, evitando assim 700 toneladas de plástico virgem por ano e promovendo a economia circular. A nova embalagem é também reciclável, em linha com outro dos compromissos que a Mercadona assumiu com a Estratégia 6.25: que todas as suas embalagens possam ser recicladas e ter uma segunda vida.

As novas garrafas estão disponíveis em três formatos (1 l, 500 ml e 250 ml) e têm um pictograma que indica o contentor no qual as garrafas devem ser depositadas para reciclagem, neste caso, o amarelo, para embalagens.

As novas garrafas feitas com material reciclado.

Investimento de mais 140 milhões de euros na Estratégia 6.25

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e logística, a gestão de resíduos, etc. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

Em janeiro último foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. A Mercadona disponibiliza agora sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes de como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, onde a Mercadona dispõe de três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019 e conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação.

Mercadona adapta um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021

Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de cinco mil opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular.

A empresa disponibiliza informações atualizadas sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona aposta na economia circular e reduz 700 toneladas de plástico virgem por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião