Câmara de Lisboa gasta 15 vezes mais que o Porto com a pandemia

  • ECO
  • 26 Abril 2021

A Câmara de Lisboa investiu 77,7 milhões de euros para compensar as consequências da pandemia, o que representa 6,7% do seu orçamento. Já o Porto gastou 5,6 milhões, ou seja, 1,78% do orçamento.

Durante 2020, os gastos das câmaras municipais para combater o impacto da Covid-19 foram díspares. Enquanto a autarquia de Lisboa gastou 77,7 milhões de euros para compensar as consequências da pandemia, o que representa 6,7% do seu orçamento, o Porto investiu 5,6 milhões de euros, ou seja, 1,78% do orçamento. Isto significa que o investimento da Câmara de Lisboa foi 15 vezes superior ao do Porto, revela o Público (acesso condicionado).

Ao mesmo tempo, a Câmara de Sintra alocou 20 milhões das suas verbas orçamentais (cerca de 241 milhões de euros) para combater a Covid-19, ou seja, quatro vezes mais do que o município liderado por Rui Moreira. Já a Câmara de Cascais, com um orçamento de 230 milhões, foi a quarta autarquia que mais verbas destinou para combater a pandemia, com um investimento de 25 milhões de euros, enquanto a Câmara de Vila Nova de Gaia investiu 4,2 milhões do total de 199,8 milhões previstos no orçamento.

Confrontada com estas diferenças fonte da autarquia portuense justificou o baixo esforço financeiros com o facto de o Estado já apoiar a população, e assim não haver necessidade de mais reforço. Do total investido pelas autarquias, a prioridade foi reforçar a área da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Lisboa gasta 15 vezes mais que o Porto com a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião