BRANDS' ECO Rockport: 50 anos de desafios

  • BRANDS' ECO
  • 26 Abril 2021

Alexandre Ferreira, diretor da Rockport para o sul da Europa, explica alguns dos desafios que a pandemia impôs ao setor do retalho e de como a Rockport se adaptou aos novos hábitos de consumo.

Numa era já de si incerta, a pandemia trouxe novos desafios às empresas do setor do retalho, como a Rockport. Todos os cenários e projeções tiveram que ser reformulados para fazer face a um corte abrupto com hábitos de consumo e comportamentos consolidados. A Rockport teve que fazer apelo à sua longa experiência no mercado português para ter a melhor estratégia para descalçar esta pandemia.

Alexandre Ferreira, Regional Director Southern Europe Rockport

O primeiro desafio foi entender como os mercados se reinventaram e se adaptaram ao momento e às necessidades do consumidor. A verdade é que o consumidor se tornou ainda mais exigente. O teletrabalho, que surgiu como algo revolucionário, é agora um dado adquirido. As tendências também não ficaram estáticas e ganharam novos, diria mesmo, surpreendentes contornos.

Para responder a este cenário, a Rockport centrou-se na essência da sua marca, cujo compromisso vai mais além do impulso para inovar. Fomos uma marca com um core business focado no segmento mais clássico, associado ao dress code corporativo, que se soube adaptar e antecipar a novos comportamentos. Temos agora ainda mais opções de calçado casual e descontraído, que vão de encontro às tendências marcadamente mais informais que os nossos clientes procuram.

A pandemia não veio para ficar. Chegará o dia em que retomaremos a normalidade das nossas vidas. Quando vier esse tempo, é extremamente provável que se retome uma tendência com padrão mais clássico e elegante. Afinal, os portugueses são um povo esteticamente mais tradicional. A Rockport saberá acompanhar essa retoma do gosto mais clássico, sem nunca comprometer a componente tecnológica e o conforto que sempre caracterizou o nosso calçado.

Alexandre Ferreira

Regional Director Southern Europe Rockport

A pandemia não veio para ficar. Chegará o dia em que retomaremos a normalidade das nossas vidas. Quando vier esse tempo, é extremamente provável que se retome uma tendência com padrão mais clássico e elegante. Afinal, os portugueses são um povo esteticamente mais tradicional. A Rockport saberá acompanhar essa retoma do gosto mais clássico, sem nunca comprometer a componente tecnológica e o conforto que sempre caracterizou o nosso calçado.

Outra mudança profunda que a Rockport procura antecipar relaciona-se com o comércio de rua e de proximidade. Este segmento, que parecia estagnado, ganhou nova vida e passou a marcar presença assídua nos nossos hábitos de consumo.

Antes da pandemia, uma enorme percentagem, cerca de 90%, do nosso negócio fazia-se em centros comerciais. Continuamos a acreditar que, principalmente nos centros urbanos, o consumo continuará a fazer-se nas grandes superfícies comerciais. Todavia, e essa é uma mudança, há agora uma oportunidade para avançar com uma consistente prospeção de mercado para abrir espaços comerciais nas principais avenidas das cidades portuguesas.

Comprovando a fragmentação do mercado com direções divergentes, a nossa casa passou a ser também um centro comercial. O sítio onde vivemos é agora o centro da nossa vida. Trabalhamos, estudamos, fazermos exercício e convivemos num único espaço. E podemos comprar tudo à distância de um ou dois cliques.

Se o e-commerce já era uma grande oportunidade estratégica, ganhou ainda mais força durante o confinamento. É mesmo um canal privilegiado de venda. Para a Rockport, é apenas uma transformação de uma solução que já estava a ser desenvolvida. Por isso, conseguimos apresentar, num curto espaço de tempo, uma solução direcionada para o cliente com resultados muito positivos.

Muito do nosso futuro está no digital e nas experiências que podemos proporcionar ao consumidor através deste meio. No entanto, a compra online até pode ser conveniente, mas é um ato isolado. O impulso para a compra tem associada uma característica de lazer que só é plenamente conseguida em espaços físicos. Pelo que acreditamos que a experiência de comprar em lojas voltará a ganhar maior expressão outra vez.

Múltiplos canais de venda, hábitos de consumo em mudança e novas tendências que não substituem integralmente as antigas. É este o cenário que a Rockport, que este ano celebra o 50º aniversário, tem que enfrentar. Com a vontade de continuar a calçar os portugueses, encaramos o futuro, e os próximos 50 anos, com determinação e confiança.

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