Nas notícias lá fora: Biden, Moderna e carros elétricos

O presidente dos Estados Unidos está de olhos postos na recuperação da pandemia, enquanto apela ao Congresso a aprovação de mais despesa pública. No campo da vacinação, a Moderna vai aumentar a capacidade de produção, tendo em vista produzir três mil milhões de doses no próximo ano. Com a evolução da mobilidade elétrica, nomeadamente num contexto de aceleração da transição climática, estes veículos poderão chegar aos 145 milhões até ao final da década. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

Biden diz que EUA estão “prontos para o arranque” pós-pandemia

Joe Biden declarou que os Estados Unidos estão “prontos para o arranque”, no primeiro discurso numa sessão conjunta do Congresso, sinalizando a recuperação económica após a pandemia. O presidente norte-americano pediu apoio para uma grande agenda de impostos e despesas, apelando à aprovação de gastos públicos em infraestruturas, bem como uma expansão da rede de Segurança Social.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

Moderna aumenta a capacidade de produzir vacinas Covid-19 para 3 mil milhões de doses em 2022

A Moderna está a aumentar a capacidade de produzir a sua vacina contra a Covid-19, tendo em vista fabricar até três mil milhões de doses em 2022, mais do que o dobro da previsão anterior. A farmacêutica vai também aumentar as expectativas para a produção de vacinas em 2021 para entre 800 milhões e 1.000 milhões de vacinas, elevando o limite da faixa dos 700 milhões.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Veículos elétricos nas estradas do mundo deverão aumentar para 145 milhões até 2030

O número de carros, carrinhas, camiões e autocarros elétricos nas estradas do mundo encaminha-se para aumentar de 11 milhões de veículos para 145 milhões até o final da década. Estas são as previsões para um cenário em que os Governos concordam em encorajar a produção de veículos de baixo carbono suficientes para permanecer dentro das metas climáticas globais.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

CNBC

Euronext compra Borsa Italiana num negócio de mais de 4 mil milhões

A Euronext concluiu na quinta-feira a aquisição da Borsa Italiana do London Stock Exchange Group, um negócio no valor de 4,4 mil milhões de euros. A operação foi anunciada pela primeira vez em outubro e recebeu “luz verde” dos reguladores europeus em março. Para além disso, a Euronext decidiu que o centro de dados do grupo vai ficar sediado em Bergamo, Itália, e deverá estar operacional em 2022.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Engadget

Carros autónomos poderão ser permitidos no Reino Unido até ao final de 2021

O governo do Reino Unido anunciou que carros autónomos básicos com sistema de controlo automático de faixa de rodagem podem chegar às estradas britânicas até ao final de 2021. Este passo permitirá testes destes sistemas, levando a que o Reino Unido desenvolva a própria regulamentação para carros autónomos, acompanhando outros países como os EUA e o Japão.

Leia a notícia completa na Engadget (acesso livre, conteúdo em inglês)

Relacionados