Wall Street regressa a terreno positivo

  • Lusa
  • 13 Maio 2021

Apesar de um novo sinal de pressão inflacionista nos EUA, os investidores valorizaram mais o anúncio de levantamento da obrigação de usar a máscara no interior para as pessoas vacinadas.

A bolsa nova-iorquina encerrou em alta, depois de três sessões consecutivas em queda, com os investidores a minimizarem novos sinais de aceleração da inflação nos EUA e a congratularem-se com um anúncio no plano sanitário.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice Dow Jones fechou em alta de 1,29%, para os 34.021,45 pontos, depois de na véspera ter vivido o pior dia desde janeiro.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,72%, para as 13.124,99 unidades, e o alargado S&P 500 progrediu 1,22%, para as 4.112,50.

“O mercado recuperou nitidamente, apesar de um novo número inquietante relativo à inflação”, observou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities. O índice dos preços no produtor, publicado pelo Departamento do Trabalho, conheceu em abril a sua maior subida anual desde novembro de 2010, ao atingir os 6,2%. Na quarta-feira, o índice de preços no consumidor, divulgado pelo mesmo Departamento, tinha mostrado uma subida da inflação anual de 4,2% e mensal de 0,6%, acima das expectativas dos analistas.

“O que se passou hoje foi uma reação à pressão para as vendas nos últimos dias”, considerou Cardillo. Na frente do emprego, as inscrições no desemprego nos EUA continuaram a recuar em maio, graças à recuperação da economia. Segundo o Departamento do Trabalho, entre 02 e 08 de maio, foram registadas 473 mil novas inscrições no desemprego, abaixo dos 510 mil que os analistas esperavam.

Wall Street também acolheu com entusiasmo a decisão das autoridades de saúde norte-americanas de levantar a obrigação de usar a máscara no interior para as pessoas vacinadas contra o novo coronavírus, saudada pelo presidente Joe Biden como “um grande dia” na luta contra a pandemia. “O mercado contraiu-se um pouco antes do anúncio, mas recuperou vigor logo a seguir”, realçou Cardillo.

No mercado da dívida pública, o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA a 10 anos estava a recuar, passando dos 1,70% de quarta à noite para os 1,65% esta quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street regressa a terreno positivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião