Foram passadas quase 49 mil multas nos estados de emergência

  • ECO
  • 18 Maio 2021

Maior parte das coimas estiveram relacionadas com o desrespeito pelo dever cívico de recolhimento. Além das multas, houve 810 detenções e 3.271 estabelecimentos foram obrigados a encerrar.

Nos 15 períodos de estado de emergência, a começar em março de 2020, foram aplicadas no total 48.816 coimas ao abrigo do regime criado pela pandemia de Covid-19, revela o Jornal de Notícias (link indisponível). Além das multas, houve 810 detenções e 3.271 estabelecimentos foram obrigados a encerrar.

A causa das multas foi, maioritariamente, o desrespeito pelo dever cívico de recolhimento (mais de 27 mil multas). O segundo maior motivo foi o desrespeito pela proibição de circulação entre concelhos (7.743 coimas aplicadas).

Até ao final do ano passado o maior número de multas aplicadas tinha sido na quinzena de 9 a 23 de novembro (450 coimas). Porém, chegados a janeiro, o número de multas subiu a pique, tendo sido registadas 3.567 entre 16 e 30 desse mês, atingindo mais tarde o máximo entre 15 de fevereiro e 1 de março, com 9.789 multas.

Além das multas, ouve 810 detenções, sendo que 184 se deram no mês de abril por desobediência. O motivo mais comum foi a violação do confinamento, com 218 detenções no total. Há ainda a registar 3.271 estabelecimentos encerrados, sendo que 1.708 foram obrigados a fechar no primeiro período de estado de emergência, no início do confinamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram passadas quase 49 mil multas nos estados de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião