Vai à praia? Estes são os limites de ocupação em cada uma

A APA revelou a capacidade de ocupação (número de utentes) e a respetiva classificação da dimensão de cada praia do país. Os banhistas poderão consultar o nível de ocupação na aplicação Info Praia.

Para ir à praia em plena pandemia de Covid-19, tal como no ano passado, um dos fatores mais importantes é manter o distanciamento social. Para isso a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou a capacidade de cada praia do país.

De acordo com as contas da APA, no conjunto do país, as praias costeiras que têm maior capacidade são Nazaré (17.100), Monte Gordo (14.800), Fonte da Telha (14.500), Faro-Mar (12.600) e Carcavelos (12.100). No sentido inverso estão as praias da Marinha (15), Arrifes (30), Albandeira (30), Camilo (40) e Benagil (50), todas na região algarvia.

Quanto às praias fluviais, destacam-se com maior capacidade as praias de Valhelhas (3.500), Pontilhão da Valeta (2.100) e Rebolim (2.000). Pelo contrário, Foz D’Égua, Piódão e Carriça são as que levam menos pessoas, mais precisamente, apenas 20.

Os critérios para determinar a capacidade das praias costeiras são: definição da área de areal utilizável para a prática balnear com a profundidade possível; utilização de uma área de 8,5 m2/pessoa, considerando o distanciamento físico necessário por razões sanitárias; em praias não urbanas, ponderação dos valores obtidos face aos equipamentos e infraestruturas existentes; identificação das praias de uso limitado, em que a área utilizável é fortemente condicionada por faixas de salvaguarda ao risco costeiro associadas a arribas ou acessos.

Quanto às praias fluviais, os critérios são semelhantes, mas incluem-se também os espaços envolventes disponíveis para o uso balnear, como sejam: parques de merendas, esplanadas, relvados e piscinas com plataformas flutuantes para permanência dos utilizadores.

Para informações atualizadas regularmente, os banhistas podem consultar o nível de ocupação na aplicação Info Praia ou diretamente no site da APA.

Praias do Norte

No Norte destaca-se a praia de Matosinhos com capacidade para 8.300 pessoas, Aguda (Vila Nova de Gaia), capaz de ter 5.700 pessoas e Moledo (Caminha), que leva 4.500 pessoas. Destaque também para as concorridas praias de Esposende, Apúlia e Ofir (2.000 e 800 pessoas respetivamente), ou no Porto Castelo do Queijo (300) e em Gaia Senhor da Pedra (1.000).

É ainda na região Norte que se encontra uma das praias fluviais com maior capacidade: Pontilhão da Valeta, em Arcos de Valdevez.

Praias do Centro

No Centro destaca-se a Praia da Barra que leva até 11.800 pessoas. Mas não é a única com grande capacidade: Buarcos e Quiaios na longa costa da Figueira da Foz também levam milhares de pessoas (8.600 e 7.200 respetivamente). Um pouco mais acima, a Praia da Mira tem capacidade para 11.200 pessoas.

É ainda no Centro que se encontra uma das praias fluviais com maior capacidade: Rebolim, em Coimbra.

Praias do Tejo e Oeste

Nesta região encontram-se três das cinco maiores praias (Nazaré, Fonte da Telha e Carcavelos). Porém, estas não são as únicas prontas a ter milhares de banhistas. Na Costa da Caparica, em Almada, a maioria das praias leva milhares de pessoas, com destaque para a Praia da Saúde e de São João da Caparica (9.000 e 9.700 pessoas respetivamente). Destaque ainda para Foz do Arelho (Caldas da Rainha) que, no conjunto das duas praias (Lagoa e Mar) leva quase 10.000 pessoas. E por todo o Oeste, da Ericeira até Alcobaça, são várias as praias com capacidade para milhares de pessoas.

A maior praia fluvial fica nesta região hidrográfica: Valhelhas, na Guarda.

Praias do Alentejo

No Alentejo encontra-se a famosa “Rota Vicentina”, onde se encontram praias como Grande de Porto Covo (400) ou Zambujeira do Mar (900). Mais perto da capital, na Arrábida (Setúbal), a maior praia é a da Figueirinha com capacidade até 1.500 pessoas. A maior desta região é Tróia-Mar, que leva até 3.500 pessoas.

Destacam-se as praias fluviais do distrito de Évora, nomeadamente do Alandroal e da Amieira (Portel), com capacidade para 1.000 e 1.400 pessoas respetivamente.

Praias do Algarve

No Algarve, o grande areal de Monte Gordo destaca-se das praias à sua volta. Porém, outras zonas do Algarve tem capacidade para muitas pessoas – é o caso de Tavira, que no conjunto das suas cinco praias tem capacidade para 15.500 pessoas. Se, por outro lado, rumar a Vilamoura o limite é de 5.000 pessoas. Já em Portimão, destaca-se a Praia da Rocha (8.800 pessoas) e em Lagos Meia Praia (11.000).

É também entre as praias algarvias que se encontram as praias mais pequenas do país. Além das já referidas, são várias as consideradas pequenas pela APA nos concelhos de Albufeira, Lagoa, Vila do Bispo e outros.

Na única praia fluvial registada na APA no Algarve, Pego Fundo, em Alcoutim, podem estar até 120 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai à praia? Estes são os limites de ocupação em cada uma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião