Galp e BCP ganham 2% e mantêm Lisboa nos ganhos

A bolsa nacional encerrou a somar 0,7%, animada pelos títulos da Galp Energia e do BCP. EDP impediu uma subida mais expressiva do índice.

A bolsa de Lisboa encerrou a primeira sessão do mês em terreno positivo, animada pelos títulos da Galp Energia e do BCP, acompanhando, assim, o desempenho positivo que se vive nas restantes praças europeias. Pelo contrário, as ações da EDP impediram uma subida mais expressiva do índice.

O PSI-20 ganhou 0,71% para 5.216,79 pontos, após duas sessões consecutivas de perdas. Das 18 cotadas nacionais, apenas cinco encerraram no vermelho, enquanto uma se manteve inalterada.

A contribuir para este desempenho do índice de referência nacional estiveram as ações da Galp Energia, que valorizaram 2,21% para 10,405 euros, num dia em que o preço do barril de petróleo está a subir nos mercados internacionais, depois de a OPEP+ ter decidido aumentar a produção de matéria-prima a partir de junho.

Ainda a dar força ao PSI-20 esteve o BCP, que avançou 2,01% para 0,1623 euros, acompanhado pela Nos que cresceu 1,3% para 2,962 euros. Destaque ainda para a EDP Renováveis que ganhou 0,26% para 19,34 euros, enquanto a Jerónimo Martins subiu 0,32% pata 15,88 euros.

Pelo contrário, a impedir uma subida mais expressiva do índice estiveram os títulos da EDP que recuaram 1,04% para 4,656 euros. Ainda nas perdas encerrou a Semapa ao deslizar 0,34% para 11,66 euros.

Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva que se vive no resto da Europa, num dia em que o Stoxx-600 somou 0,76% para 450,14 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e BCP ganham 2% e mantêm Lisboa nos ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião