Já só há dois concelhos que não seguem o resto do país no desconfinamento

EstamosOn fez três atualizações aos concelhos que estão atrás do resto do país no desconfinamento. Afinal, só Odemira e Golegã não estão na última fase.

Que concelhos ficam para trás no processo de desconfinamento? Odemira chegou a recuar no EstamosOn, mas foi por pouco tempo. Passou, depois, de não mexer para até avançar para a fase de 19 de abril, fazendo companhia a apenas mais um concelho, o da Golegã.

António Costa não fez qualquer referência aos concelhos que recuavam ou não avançavam no desconfinamento após a reunião do Conselho de Ministros. Contudo, a lista de concelhos foi revista no site EstamosOn praticamente em simultâneo. E o resultado era que Odemira dava um passo atrás como mostra a tabela em baixo.

Contudo, pouco depois, esta mesma tabela voltou a sofrer alterações, sendo o resultado bastante distinto. Odemira, afinal não recuou. Continuou na fase de 19 de abril, sendo que Arganil também avançava, juntando-se a Arganil e à Golegã, como mostra a tabela abaixo.

 

Mas como não há duas sem três, a tabela voltou a ser atualizada. E o resultado foi que nenhum concelho recuou no plano de desconfinamento. Só houve avanços.

Nesta última versão, confirmada por fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros, Odemira ficou na fase de 19 de abril, assim como a Golegã, sendo agora os únicos concelhos que não seguem a generalidade do país.

Arganil e Montalegre, que estavam na fase de 19 de abril, desapareceram destas tabelas nesta última versão. O Conselho de Ministros revela que avançaram ambos para a fase de 1 de maio, como os restantes concelhos.

Esta atualização dos concelhos acontece numa altura em que o Governo anunciou uma revisão dos níveis de risco para os concelhos com menor densidade populacional.

Enquanto nas zonas de alta densidade populacional a zona “laranja” da matriz de risco continua a ser atingida com 120 casos por 100 mil habitantes, no caso dos concelhos menos populosos isso só acontecerá com o dobro dos casos: 240.

(Notícia atualizada às 16h21 com as várias revisões dos concelhos nas diferentes fases de desconfinamento)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já só há dois concelhos que não seguem o resto do país no desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião