BRANDS' ECO Goldenergy: “Estamos a angariar mais de 650 clientes por dia”

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  • 4 Junho 2021

A Goldenergy fornece hoje energia 100% renovável em mais de 300 mil pontos de consumo em Portugal. Descubra como é que a empresa está a ajudar a mudar o paradigma no setor da energia.

Apesar de, durante muito tempo, ter energia limpa ser sinónimo de energia mais cara, atualmente, a preocupação pela sustentabilidade do planeta e as novas tecnologias permitiram mudar esse paradigma e o acesso à energia elétrica e aos recursos renováveis passaram a ser realidades comuns, com preços cada vez mais competitivos.

Para perceber como é que a energia limpa pode ser uma mais-valia para os consumidores, o ECO conversou com Miguel Rodríguez Checa, general manager da Goldenergy, uma empresa que apenas fornece energia 100% verde aos seus clientes.

“A eletricidade 100% verde é a eletricidade gerada por tecnologia que não consome combustíveis fósseis, pelo que não emitem CO2 para atmosfera. É eletricidade verdadeiramente limpa, produzida por fontes renováveis. O nosso compromisso com o meio ambiente faz com que toda a energia que compramos seja de produtores de energia 100% renovável e é isso que nós garantimos aos nossos clientes”, afirmou.

Miguel Rodriguez Checa, general manager da Goldenergy.

A Goldenergy tem apenas 100 colaboradores, mas serve mais de 300 mil pontos de abastecimento portugueses. Além de dar uma alternativa mais sustentável ao fornecimento de gás e eletricidade, a empresa não exige fidelização aos clientes e garante preços justos. “Esta estrutura reduzida, flexível, com foco nos clientes e o recurso a ferramentas ágeis, permitem à Goldenergy fornecer os seus serviços a preços muito competitivos”, explicou Miguel Rodríguez Checa.

"A evolução tecnológica dos painéis solares, juntamente com a gestão de dados e informação, permitem construir redes distribuídas e descentralizadas que vão mudar o paradigma atual da geração de energia. ”

Miguel Rodríguez Checa

General manager da Goldenergy

A aposta no autoconsumo e na mobilidade elétrica

“A mobilidade elétrica é um dos temas estratégicos da Goldenergy, assim como o autoconsumo. Já investimos em alguns postos de carregamento em Vila Real, onde é a nossa sede, e estamos perto de lançar a nossa solução de mobilidade elétrica, assim como já realizamos instalações piloto de autoconsumo”, revelou o general manager.

Este ano, a Goldenergy já está a oferecer soluções integradas de energia aos consumidores domésticos e às PME. A resposta passa pelo autoconsumo, através da comercialização de painéis solares, a fim de os clientes conseguirem reduzir o consumo e, ao mesmo tempo, a necessidade do sistema gerar e transportar eletricidade.

“A evolução tecnológica dos painéis solares, juntamente com a gestão de dados e informação, permitem construir redes distribuídas e descentralizadas que vão mudar o paradigma atual da geração de energia. Aliar energia verde ao autoconsumo é um investimento rentável, seguro e eficiente. Além de cuidar do ambiente, o cliente poupa bastante na fatura”, assegurou Miguel Rodríguez Checa.

De acordo com o general manager da Goldenergy, à medida que a legislação continuar a avançar, vão aparecer as comunidades de energia, a energia compartilhada e a venda/compra de excedentes de eletricidade gerada. No entanto, até isso ser possível, a empresa dá alternativas de autoconsumo com painéis solares, à medida de cada um. “A nossa visão é, neste momento, garantir que as pessoas têm as instalações que precisam, nem mais, nem menos”, disse.

"As pessoas querem soluções mais sustentáveis de energia e querem reduzir a sua pegada energética. A nossa obrigação é trabalhar para os ajudar a reduzir o seu consumo de energia e oferecer-lhes as melhores soluções.”

Miguel Rodríguez Checa

General manager da Goldenergy

Quando questionado sobre a possibilidade do autoconsumo poder levar à perda de clientes, uma vez que passam a consumir a própria energia e não dependem de empresas externas, o general manager da Goldenergy explicou que a maior preocupação da empresa são os clientes e, nesse sentido, têm de assegurar que arranjam as soluções para o que precisam, mesmo que isso represente algum risco.

“As pessoas querem soluções mais sustentáveis de energia e querem reduzir a sua pegada energética. A nossa obrigação é trabalhar para os ajudar a reduzir o seu consumo de energia e oferecer-lhes as melhores soluções. Claro que é uma viagem com riscos, que nos obriga a inovar e investir em tecnologias, pessoas, formação e big data, mas esse é o único e mais acertado caminho”, reconheceu.

A verdade é que, principalmente nos últimos anos, a empresa tem ganho cada vez mais clientes, o que tem, segundo Miguel Rodríguez Checa, demonstra que os benefícios têm superado os riscos: “Nos últimos dois anos estamos a crescer todos os meses, sem exceção. Estamos a angariar mais de 650 clientes por dia. Para o próximo ano esperamos ter mais de 100 mil novos clientes”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são compromisso para a Goldenergy

“Vemo-nos refletidos nas iniciativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2021, em concreto, naqueles onde temos capacidade de influenciar”, admitiu o general manager da empresa de energia.

A Goldenergy tem-se comprometido com ações concretas relacionadas a sete dos 17 ODS para empresas, nomeadamente, com a igualdade do género, as energias renováveis, o trabalho digno e crescimento económico, as cidades/comunidades sustentáveis, a produção e consumo sustentáveis, o combate às alterações climáticas e a proteção dos ecossistemas terrestres e da biodiversidade.

“A nossa empresa é composta por 70% de mulheres e os quadros diretivos são paritários (50% mulheres; 50% homens). Não discriminamos ordenados em função do género, investimos em promoções internas antes de contratar pessoas exteriores, investimos em formação e na melhoria contínua e, por último, todos estes anos temos tido aumento de salários”, disse Miguel Rodríguez Checa, de forma a mostrar o comprometimento da empresa com alguns dos ODS.

“Tudo isto é work in progress. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem estar sempre presentes, todos os dias. O propósito é tornar o mundo melhor, mais limpo e mais sustentável social, económica e ambientalmente”, concluiu.

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