Guterres vai pedir no G7 um plano de vacinação global contra a covid-19

  • Lusa
  • 9 Junho 2021

O secretário-geral da ONU vai, na cimeira do G7, defender ainda que o compromisso financeiro para o combate às alterações climáticas seja duplicado para cem mil milhões de dólares.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, desloca-se esta semana ao Reino Unido para participar na cimeira do G7, onde pretende pedir aos líderes um plano global de produção e distribuição de vacinas contra a covid-19.

Outro dos pedidos é mais fundos para a luta contra as mudanças climáticas, segundo o anúncio feito esta quarta-feira pelo porta-voz, Stéphane Dujarric, que assegurou que Guterres vai exigir ao G7 um “grande salto” na resposta aos grandes desafios mundiais, especialmente a pandemia e o aquecimento global.

O chefe da ONU vai participar em várias sessões de trabalho e pressionar os líderes a favor de um “plano global de vacinação” contra a covid-19 que permita duplicar a produção de doses e garantir uma distribuição equitativa para que todos tenham acesso a elas.

O ex-primeiro-ministro português vai defender também compromissos ambiciosos e concretos do G7 no financiamento contra as alterações climáticas, indicou Dujarric.

Em concreto, vai exigir que o compromisso financeiro conjunto desses países seja duplicado para cumprir a meta de contar com 100.000 milhões de dólares (82.000 milhões de euros) anuais, disse o porta-voz.

A cimeira do G7 (formado pelas sete economias mais desenvolvidas: Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Alemanha e Japão, além da União Europeia como parceira) vai decorrer de sexta a domingo na Cornualha, no sudoeste de Inglaterra.

Esta reunião será a primeira em que os líderes dos sete países celebram de forma presencial em dois anos e é previsto que abordem, entre outros assuntos, a recuperação pós-pandemia, a crise climática e a criação de empregos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres vai pedir no G7 um plano de vacinação global contra a covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião