Príncipe Carlos lança iniciativa climática apoiada por 17 seguradoras da Lloyd’s
A indústria dos seguros "está excecionalmente bem colocada para compreender o impacto das alterações climáticas," afirmou o príncipe de Gales no lançamento da iniciativa que já tem grupo de trabalho.
Carlos, príncipe de Gales, esteve no Lloyd´s of London, hub de referência do mercado mundial de seguros, para lançar a sua Sustainable Markets Initiative (SMI), uma parceria global com a indústria de seguros que tem objetivo de impulsionar a ação contra as alterações climáticas.
A Iniciativa de Sustentabilidade nos Mercados (em tradução livre), convocada por Sua alteza e presidida pelo Lloyd’s, é suportada por um grupo de trabalho (SMI Insurance Taskforce) constituído por 17 presidentes executivos (CEO) de algumas das maiores companhias de seguro e resseguro do mundo, entre os quais estão:
- AIG: Peter Zaffino, presidente e CEO
- Allianz: Oliver Bäte, CEO
- Amwins: Scott Purviance, CEO
- Aon: Greg Case, CEO
- Axa: Sean McGovern, CEO AXA XL
- Beazley: Adrian Cox, CEO
- Direct Line Group: Penny James, CEO
- Hiscox: Bronek Masojada, CEO
- Howden Group: David Howden, CEO
- Legal & General: Nigel Wilson, CEO
- Lloyd’s of London: John Neal, CEO
- Marsh McLennan: Dan Glaser, presidente e CEO
- Munique Re: Joachim Wenning, CEO
- Phoenix: Andy Briggs, CEO
- Tokio Marine Kiln: Brad Irick, CEO
Esta taskforce também já publicou o respetivo manifesto (“Statement of Intent”), uma declaração de intenções assumindo compromisso de fornecer financiamento “amigo do Clima” e soluções de gestão de riscos para apoiar e encorajar indivíduos e empresas de todo o mundo a acelerarem a transição para um futuro sustentável.
Por ocasião da visita do filho de Isabel II ao icónico marketplace londrino do seguro global, a histórica Lutine Bell, sineta instalada no átrio principal da sala de negociação do Lloyd’s, tocou duas vezes para assinalar importância do novo compromisso global da indústria seguradora com a ação climática. Durante a visita ao mercado, o Príncipe de Gales afirmou: “A indústria dos seguros está excecionalmente bem colocada para compreender o impacto das alterações climáticas e os danos que estas podem causar a todos se não tomarmos medidas já”.
A taskforce pretende colaborar com os governos para construir um quadro público-privado de resiliência, resposta e recuperação de desastres, “para ajudar a proteger as nações em desenvolvimento dos impactos económicos e sociais decorrentes da evolução das alterações climáticas”, explica o comunicado da plataforma mundial de seguro e resseguro.
Espera-se que o anunciado grupo de trabalho também contribua para desbloquear 30 biliões de dólares em ativos sob gestão e direcionar esses recursos para investimentos com impacto positivo no clima, ajudando a acelerar a transição para uma economia de emissões zero.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Príncipe Carlos lança iniciativa climática apoiada por 17 seguradoras da Lloyd’s
{{ noCommentsLabel }}