Usa uma versão Android antiga? O Google vai bloquear a sua conta a partir de 27 de setembro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Agosto 2021

Os telemóveis Android com a versão 2.3.7, ou inferior, vão deixar de poder utilizar as aplicações e serviços Google, tais como Gmail, YouTube e Mapas.

A partir de 27 de setembro, os utilizadores de ‘smartphones’ Android com a versão 2.3.7 (conhecido como Gingerbread), ou inferior, serão bloqueados pelo Google se tentarem iniciar sessão na sua conta. Esta é apenas uma das duras medidas que a multinacional anunciou contra os Android mais antigos, revela o El Economista.

Estes telemóveis passam a não poder utilizar as aplicações e serviços Google, tais como Gmail, YouTube e Mapas, uma vez que requerem a utilização de uma conta Google. Ao tentarem iniciar sessão, aparecerá uma mensagem de erro de nome de utilizador ou senha, mesmo que os utilizadores a introduzam corretamente. O sistema simplesmente não os aceitará para se inscreverem nestes dispositivos.

Além desta medida, os utilizadores já não poderão fazer ‘reset’ aos dados, alterar a palavra-passe do Google no dispositivo (caso a alterem noutro dispositivo, será automaticamente desconectado e não poderá voltar a entrar no sistema), apagar a conta Google e adicioná-la novamente, nem criar uma nova conta Google no dispositivo.

Para continuar a ter acesso à conta Google, a empresa recomenda a atualização para uma versão mais recente do Android, começando com a 3.0. Se o dispositivo não puder ser atualizado, terá de comprar um novo.

Segundo a Google, estas medidas afetarão muito poucos utilizadores. De acordo com os dados da empresa, apenas 1% dos aparelhos Android utilizam versões antigas. Contudo, dada a imensa popularidade do sistema operativo, com mais de 3 mil milhões de dispositivos ativos (sem contar os inativos), milhões de utilizadores podem ser afetados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Usa uma versão Android antiga? O Google vai bloquear a sua conta a partir de 27 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião