Salgado quer restituir 10,7 milhões do GES para se livrar do processo Marquês

  • ECO
  • 8 Agosto 2021

O antigo líder do BES pretende restituir os 10,7 milhões que é acusado de ter desviado do Grupo Espírito Santo (GES), para tentar assim livrar-se do julgamento de três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, noticia este domingo o Correio da Manhã (acesso pago).

Segundo aquele diário, Ricardo Salgado dirigiu um requerimento ao juiz Carlos Alexandre a pedir a revogação das cauções que prestou em 2015 no âmbito dos processos Monte Branco e Universo Espírito Santo, de 1,5 milhões cada. Para chegar à soma necessária, pretende ainda utilizar o valor arrestado na Justiça na pensão (1,5 milhões de euros), nas contas bancárias na Suíça, (8,5 milhões de euros) e nos bens móveis (726 mil euros) .

O ex-presidente do BES alega que já não subsistem os perigos — fuga e perturbação do inquérito — que justificaram aquelas cauções e que “jamais se furtou a qualquer diligência judicial”. Ainda segundo o Correio da Manhã, o juiz Carlos Alexandre só vai decidir sobre o requerimento em setembro, após as férias judiciais. Mesmo que consiga restituir o valor ao GES, a decisão final caberá aos juízes da Operação Marquês.

Recorde-se que o Ministério Pública acusa Salgado de ter desviado 10,7 milhões do GES através de várias transferências da Espírito Santo Enterprises, dinheiro que alegadamente terá ido parar a contas do próprio presidente do BES, de Hélder Batáglia, Carlos Santos Silva (o amigo de José Sócrates) e Henrique Granadeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salgado quer restituir 10,7 milhões do GES para se livrar do processo Marquês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião