Notícias lá fora: China, apoios e vacinas

  • ECO
  • 12 Agosto 2021

Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que permite ao Governo suspender temporariamente patentes de vacinas e Governo suíço anunciou a sua oposição ao abandono dos combustíveis fósseis até 2050.

O Partido Comunista chinês quer aumentar o controlo sobre a economia e revelou um novo plano a cinco anos para definir um novo enquadramento regulatório. Já a economia do Reino Unido registou um crescimento de 4,8% no segundo trimestre, graças ao levantamento das restrições pandémicas, mas ainda está 2,2 pontos percentuais abaixo dos níveis pré-pandémicos. E em Espanha, mais de 60% das ajudas diretas aprovadas pelo Governo continuam por utilizar, porque fundo de sete mil milhões de euros aprovado pelo Executivo espanhol em março para socorrer as empresas afetadas pela pandemia estará “mal desenhado”.

Financial Times

China revela plano quinquenal para aumentar controlo sobre a economia

A China publicou um plano quinquenal para fortalecer o controlo regulatório em setores estratégicos como o tecnológico e o da saúde. Este é mais um esforço de Pequim para sublinhar a supremacia do Partido Comunista sobre a segunda maior economia do mundo. O comité central do PC e o Conselho de Estado publicaram um documento conjunto de alto nível que cria um ambiente regulatório moderno para “ir ao encontro das exigências crescentes das pessoas de uma boa vida”. O documento é visto como um sinal da direção que o Executivo pretende seguir em termos regulatórios, ainda que não especifique uma lista de medidas ou de instruções, mas os analistas antecipam um aumento do controlo que já retirou milhões de dólares de valorização de alguns dos maiores grupos de tecnologia do país.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Economia britânica cresce 4,8% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 4,8% no segundo trimestre do ano, ajudado pelo levantamento das restrições pandémicas. Pelo quinto mês consecutivo, o PIB cresceu 1% em junho, mas está 2,2 pontos percentuais abaixo dos níveis pré-pandémicos. Os serviços continuam a ser o principal motor do crescimento (1,5% de progressão em junho depois de uma revisão de 0,7% em maio). Mas o comércio a retalho, hotéis e restauração também contribuíram para o crescimento do PIB. Já a construção sofreu uma quebra de 1,3% e a indústria registou um modesto crescimento de 0,2%, em junho.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Mais de 60% das ajudas diretas aprovadas pelo Governo continuam por utilizar

O fundo de sete mil milhões de euros aprovado pelo Executivo espanhol em março para socorrer as empresas afetadas pela pandemia de Covid-19 está longe de esgotar-se. “A ajuda está mal desenhada”, denuncia Eduardo Abad. O presidente da União de Profissionais e Trabalhadores Independentes (UPTA) revela que ao dia de hoje empresas e independentes solicitaram menos de 40% dos referidos fundos, uma percentagem que não sofre qualquer evolução há mais de um mês. A razão de ser deste “desinteresse” prende-se com a necessidade de ter a dívida reconhecida e não ter incumprimentos junto do Fisco.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Agência Brasil

Senado brasileiro aprova lei que permite suspender patentes de vacinas

O Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que permite ao Governo suspender temporariamente as patentes de vacinas e medicamentos em momentos de emergência sanitária, como na pandemia de Covid-19. O texto foi apoiado por 61 senadores e rejeitado por 13. Agora, seguirá para aprovação presidencial antes de entrar em vigor, já que foi aprovado anteriormente na Câmara dos Deputados. O projeto, que altera a Lei da Propriedade Industrial, estabelece regras para que o Governo brasileiro possa suspender patentes ou pedidos de patente de vacinas ou medicamentos potencialmente necessários nos casos de declaração de emergência sanitária nacional ou internacional. Para isso, o poder Executivo deverá elaborar uma lista de “patentes ou pedidos de patentes” de produtos que possam ser potencialmente úteis no combate a uma situação emergencial na área da saúde.

Leia a notícia completa na Agência Brasil (acesso livre)

Le Matin

Governo suíço contra abandono dos combustíveis fósseis até 2050

O Conselho Federal da Suíça anunciou a sua oposição a que o país abandone os combustíveis fósseis até 2050, como pretende um grupo de cidadãos que conseguiu levar a questão a referendo. A designada “Iniciativa pelos Glaciares”, que em 2019 recolheu as assinaturas necessárias para ser submetida a referendo, que não deverá realizar-se antes de 2024, não vai ter o apoio do Governo, que apresentou uma contraproposta. O Executivo helvético disse partilhar a preocupação nacional com os efeitos das alterações climáticas no país, entre os quais o desaparecimento de muitos dos glaciares alpinos, mas entende que a iniciativa “vai longe demais”.

Leia a notícia completa no Le Matin (acesso livre, conteúdo em francês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Notícias lá fora: China, apoios e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião