OMS está a vigiar a Mu, a nova variante da Covid-19

  • Carolina Bento
  • 1 Setembro 2021

A nova variante em vigilância pode pôr em risco a imunidade oferecida pelas vacinas, diz a OMS, mas ainda se tem de fazer mais estudos para comprovar essa hipótese.

A Mu, a nova variante da Covid-19, foi considerada esta semana uma “variante de interesse” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que está a vigiar o seu desenvolvimento, avança o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

“A epidemiologia da variante Mu na América do Sul, particularmente com a co-circulação da variante Delta, será monitorizada para alterações”, refere a OMS no relatório semanal sobre a situação epidemiológica mundial, acerca do novo coronavírus, elaborada pela organização e disponível no website oficial.

Desde que foi identificada em janeiro, na Colômbia, “existiram casos esporádicos da variante Mu e alguns surtos maiores em outros países da América do Sul e na Europa”, refere a OMS. “Ainda que a prevalência global de casos provocados pela variante tenha diminuído e se encontre abaixo dos 0.1%, a sua presença na Colômbia (39%) e no Equador (13%) tem aumentado consistentemente”, avisa a organização.

Cientificamente designada B.1.621, a variante pode mostrar resistência à imunidade das vacinas, mas são precisos ainda mais testes para comprovar essa hipótese. “A variante Mu tem uma série de mutações com possibilidade de resistência à imunidade”, alerta a OMS, citada pela agência de notícias AFP.

Deste modo, a OMS continua a monitorizar cinco variantes: a Delta, responsável por 100% dos casos de infeção em Portugal; a Beta, também com mutações que apresentam resistência às vacinas; a Alpha, registada pela primeira vez no Reino Unido; a Gamma, presente em 91 países; e, agora, a Mu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS está a vigiar a Mu, a nova variante da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião