Oposição de esquerda à frente nas legislativas na Noruega

  • Lusa
  • 13 Setembro 2021

O líder trabalhista, Jonas Gahr Store, um milionário de 61 anos, está em boa posição para poder formar um Governo.

A oposição de esquerda, liderada pelo trabalhista Jonas Gahr Store, ganhou esta segunda-feira as eleições legislativas dominadas pelo destino das atividades petrolíferas do país, segundo as projeções publicadas no momento do encerramento das urnas.

Os cinco partidos da oposição devem ganhar 104 dos 169 assentos no Storting, o parlamento unicameral da Noruega, o suficiente para derrubar a coligação da direita conservadora liderada por Erna Solberg, indicam as projeções feitas a partir dos votos antecipados.

As sondagens davam uma maioria aos partidos de esquerda na Noruega, o maior produtor de petróleo da Europa ocidental, que podem desalojar a coligação que há oito anos governo o país.

O líder trabalhista, Jonas Gahr Store, um milionário de 61 anos que fez uma campanha centrada nas desigualdades sociais está em boa posição para poder formar um Governo, cujos contornos só ficarão definidos depois de se saberem os resultados das restantes forças da esquerda norueguesa.

Líder do Partido de Centro, que defende principalmente os interesses do mundo rural, Jonas Gahr Store tem na Esquerda Socialista, na vanguarda das questões ambientais, um aliado que poderá permitir uma maioria parlamentar entre eles.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oposição de esquerda à frente nas legislativas na Noruega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião