Já foram contratualizadas quase metade das verbas do PRR

A maior parte dos contratos assinados diz respeito ao pilar da Resiliência, que inclui medidas na área da habitação e infraestruturas, entre outras.

Com uma janela de tempo limitada para definir e pôr em prática os projetos, os contratos para aplicar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estão a avançar. Já foram contratualizadas quase metade das verbas da apelidada bazuca europeia, enquanto apenas 10% tem já avisos e concursos.

Os números constam do relatório de monitorização do PRR, que tem dados a 15 de setembro de 2021 e revela que estão 44 contratos de financiamento assinados (correspondentes a 48% da dotação) e 29 contratualizações em curso. A maior parte dos contratos assinados foram no pilar da Resiliência (29), seguido da Transição Digital (11) e da Transição Climática (4), em termos absolutos.

A Resiliência, dimensão que contempla medidas por exemplo para o Serviço Nacional de Saúde e para a habitação, contempla já 6.176 milhões de euros contratualizados, enquanto a Transição Digital contempla 1.027 milhões de euros e a Transição Climática 710 milhões, segundo os dados disponíveis para meados do mês.

Quanto às candidaturas para este Plano, estas totalizam as 23.543. A maioria tem como beneficiários as famílias, seguindo-se as Instituições de Ensino Superior, sendo que foram já comprometidos cerca de 155 milhões de euros (dos quais 150 milhões são para as escolas) e os pagamentos totalizam os 4,4 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram contratualizadas quase metade das verbas do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião