Auditoria ao Fundo de Garantia Automóvel renova certificação de Qualidade
A auditoria da Apcer realçou, entre outros aspetos, bom nível de satisfação dos utentes, competências na gestão da Qualidade e serviços prestados e o conhecimento do quadro normativo.
O Fundo de Garantia Automóvel (FGA) obteve a renovação da certificação do seu Sistema de Gestão
da Qualidade (SGQ), atribuída na sequência de uma auditoria externa realizada em julho de 2021 pela Associação Portuguesa para a Certificação (Apcer).
O FGA é gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Enquanto fundo público autónomo destina-se a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. No quadro da auditoria realizada pela Apcer, “foi, uma vez mais, constatada a capacidade do Fundo de Garantia Automóvel para cumprir de forma consistente a generalidade dos requisitos aplicáveis,” realça a ASF.
De acordo com nota informativa da autoridade, o relatório de auditoria “salientou, em especial”, os seguintes pontos:
- os resultados alcançados ao nível da satisfação dos utentes;
- a competência da organização no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade e dos serviços
prestados pelo Fundo de Garantia Automóvel; - o detalhado quadro de indicadores de gestão dos processos para acompanhamento de
resultados; - o nível de entendimento dos requisitos normativos e legais;
- o envolvimento dos colaboradores e da estrutura hierárquica na gestão da qualidade e na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
O Fundo mantém o respetivo SGQ certificado desde 2004 pela APCER – Associação Portuguesa para a Certificação e também pelo IQNET- The International Certification Network.
Satisfação dos utentes
O Fundo, atualmente sob direção de Isabel Carrola, “atribui particular relevância e atenção à opinião dos Utentes pelo que, mensalmente, são enviados (todos os processos findos no mês anterior) e analisados
questionários que visam recolher sugestões de melhoria e medir o seu grau de satisfação“. De acordo com a nota da ASF, a média do “grau de satisfação manifestado pelos utentes nos dois últimos exercícios (2019 e 2020)
foi de 3,8 numa escala de 1 a 5“.
Por analogia com a métrica utilizada em Portugal no sistema do ensino básico (2º e 3º ciclos), a classificação atribuída ao FGA pelos utentes equivale a “bom.”
O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável
não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Conforme está previsto na
Lei, o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas,
ainda que o responsável seja desconhecido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auditoria ao Fundo de Garantia Automóvel renova certificação de Qualidade
{{ noCommentsLabel }}