Leão atira atualização das tabelas do IRS para negociação do OE

"Temos de apresentar o Orçamento do Estado na Assembleia da República e procurar entendimentos com os partidos" que habitualmente viabilizam o OE.

João Leão não fecha a porta à atualização das tabelas de retenção do IRS, após a revisão dos escalões. Contudo, não para já. O ministro das Finanças atira essa possibilidade para a fase de negociação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 no Parlamento.

Questionado sobre se o Governo vai atualizar as tabelas de retenção do IRS à taxa de inflação esperada para o próximo ano, de 0,9%, Leão não respondeu diretamente. Preferiu elencar as várias alterações que foram apresentadas pelo Governo ao IRS na proposta agora entregue na Assembleia da República.

Leão salientou o desdobramento dos escalões, com o qual “não haverá aumento de impostos para nenhum português”. E lembrou que o OE traz ainda o “IRS jovem, voltamos a ter o Programa Regressar e a majoração da dedução do IRS para as famílias com filhos”.

Mas mantém a porta aberta a que essa atualização das tabelas de IRS possa acontecer. “Temos de apresentar o Orçamento do Estado na Assembleia da República e procurar entendimentos com os partidos” que habitualmente viabilizam o documento.

Mendonça Mendes também deixa a resposta em aberto, mas explica que “será sempre impossível fazer o ajustamento total” na retenção na fonte. Mas serão feitas adaptações.

O secretário de Estado dos assuntos fiscais garante, no entanto, que “as tabelas serão publicadas a tempo das empresas conseguirem aplicar e a tempo de janeiro já estar em vigor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leão atira atualização das tabelas do IRS para negociação do OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião