BRANDS' ECO Sustentabilidade: o planeta como principal stakeholder

  • ECO + Salesforce
  • 18 Outubro 2021

Atingiu a neutralidade carbónica, desenvolveu um serviço para as empresas rastrearem emissões de CO2 e patrocina a conferência COP26, da ONU. A Salesforce quer ser líder em políticas climáticas.

O objetivo estabelecido no Acordo de Paris de limitar o aumento de temperatura do planeta a 1,5ºC pode já não ser alcançável. A estimativa é do mais recente relatório (agosto 2021) do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), o organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por avaliar os dados científicos relacionados com as alterações climáticas. Um dado que serve para demonstrar que as alterações climáticas — e a quantidade de dióxido de carbono liberada para a atmosfera — é o principal desafio que a humanidade enfrenta. Todas as empresas — e especialmente os maiores players mundiais — precisam, por isso, de reduzir as suas emissões para zero. É esta a visão da Salesforce, tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM) que, além de ter criado um serviço que ajuda os clientes a alcançarem a neutralidade carbónica, tem dado passos concretos em direção aos objetivos de desenvolvimento sustentável e quer assumir-se como líder em políticas climáticas.

Ferramenta para rastrear emissões

Ajudar as empresas a rastrearem e reduzirem as suas emissões, assim como agirem ao terem uma visão global da sua pegada, é a missão da Sustainability Cloud 2.0, a ferramenta da Salesforce que conseguiu reduzir o processo de contabilização de carbono de mais de seis meses para seis semanas. Acelerar o caminho das empresas em direção à neutralidade carbónica é o objetivo, cumprido através de um conjunto de dados customizáveis para reports ESG — essenciais para auditores externos, registos financeiros, reputação corporativa e para a construção de confiança.

Porque os fornecedores são uma parte significativa da equação de redução de carbono, as empresas podem obter relatórios de âmbito 3 com o Slack-First Sustainability. Assim é possível uma conexão sem esforço e uma colaboração com fornecedores com segurança e em escala, em torno de metas de redução de emissões baseadas na ciência e com a ajuda do Slack Connect.

Com o Slack-First Sustainability, as empresas podem visualizar o caminho mais rápido rumo à neutralidade carbónica com o planeamento de cenários, previsões e planos de ação climática integrados e orientados por dados, através de painéis interativos.Freepik

Através de um ecossistema de troca aberto, as empresas podem também comprar e gerir créditos de carbono com alta qualidade de ecopreneurs, assim como defender políticas climáticas baseadas na ciência e democratizar a sustentabilidade por meio da formação das equipas — da reciclagem ao transporte ecológico.

As empresas podem visualizar o caminho mais rápido rumo à neutralidade carbónica com o planeamento de cenários, previsões e planos de ação climática integrados e orientados por dados, através de painéis interativos. É, ainda, possível personalizar integrações a partir de qualquer fonte de dados (ex: serviços públicos e financeiros) e criar as próprias aplicações.

> 70%
Proporção de pessoas que acreditam que a redução de emissões deve influenciar as operações das empresas

Inquérito Salesforce

Plano de ação climática

São seis as prioridades integradas no plano de ação climático da Salesforce, focado em limitar o aumento de temperatura a 1.5ºC: redução de emissões, retirada de carbono, restauração de triliões de árvores e ecossistemas, educação e mobilização, inovação e regulação e políticas.

Neste âmbito, a empresa anunciou em 2021 que atingiu a neutralidade carbónica ao longo de toda a cadeia de valor e que chegou à utilização de 100% energia renovável, através da compra de eletricidade renovável equivalente à que utiliza em todas as operações a nível global. Para isso foram desenvolvidas estratégias de redução de emissões de âmbitos 1, 2 e 3 em quatro categorias-chave: trabalhar a partir de qualquer lugar, infraestrutura, viagens de trabalho e cadeia de abastecimento.

A Salesforce anunciou este ano que atingiu a neutralidade carbónica ao longo de toda a cadeia de valor e que chegou à utilização de 100% energia renovável.Unsplash

Outro objetivo é implementar ferramentas naturais de remoção de carbono, enquanto avança com soluções de remoção de carbono baseadas em tecnologia. Em parceria com a Global Citizen e a 1T.org, financia a plantação de mais 30 milhões de árvores em 2021, para atingir o objetivo de 100 milhões até 2030. Está, também, a doar um milhão de dólares à American Forests e à One Tree Planted, para promover o património das árvores e os espaços verdes urbanos em comunidades e bairros de baixo rendimento, assim como para reflorestar áreas afetadas por desastres naturais. Apoia, ainda, a Trees for Jane, uma campanha inspirada pela Dr. Jane Goodall para proteger e restaurar as árvores e florestas do mundo, incentivando pessoas a plantarem e cuidarem das árvores nos seus jardins, terraços ou comunidades locais.

58%
Proporção da população disposta a gastar mais com empresas que lutam contra as alterações climáticas

Inquérito Salesforce

Patrocinador da COP26

A 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas terá lugar em Glasgow, na Escócia, de 1 a 12 de novembro e deverá ser o evento com maior relevância contra as alterações climáticas desde o Acordo de Paris em 2015. A Salesforce patrocina a iniciativa, no âmbito do compromisso mais amplo de continuar a liderar políticas zero, mobilizando clientes e parceiros para o movimento de ação climática. O poder tecnológico é usado para acelerar a transição global para uma economia com emissões líquidas zero.

“Precisamos de uma ação urgente e arrojada para atingirmos as metas de Paris e chegarmos a um mundo mais saudável, limpo, resiliente e com zero carbono. A Salesforce demonstrou uma liderança significativa na ação climática através da sua inovação, rede de abastecimento descarbonizada e um importante trabalho de defesa destes ideais e recomendo que todos tomem o seu papel e se unam a nós na corrida para as emissões zero”, considerou Nigel Topping, High Level Climate Champions das Nações Unidas para a COP26.

Numa altura crítica, com o planeta em plena mudança climática, a união de governos, empresas e líderes comunitários em torno de uma ação dirigida às metas do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima torna-se ainda mais importante. A proteção do planeta exige que todos — governos, investidores, empresas, indivíduos — trabalhem juntos, desde já, para tomar medidas climáticas.

Saiba mais sobre as ações de sustentabilidade da Salesforce.

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