Vacinação em “casa aberta” abre na próxima semana para maiores de 80 anos

  • ECO
  • 5 Novembro 2021

Ao mesmo tempo, o auto-agendamento da vacinação será alargado aos idosos a partir dos 70 anos, e os profissionais de saúde e do setor social que lidam com idosos receberão o reforço da Covid-19.

Vai regressar a vacinação em modalidade “casa aberta”, ou seja, sem agendamento. A partir da próxima semana, os idosos com mais de 80 anos vão poder vacinar-se com a dose de reforço contra a Covid-19 e com a vacina contra a gripe, avança esta sexta-feira o Público (acesso condicionado).

Nesta modalidade, os idosos poderão tirar uma senha digital no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS), o que “será o ideal”, nas palavras da diretora-geral Graça Freitas, mas podem também aparecer a um dos mais de 300 centros de vacinação que ainda existem no país.

“O processo de “casa aberta” facilita a vida às pessoas sobretudo a esta faixa etária que têm mais dificuldades em aceder à convocatória que é feita por SMS. Na segunda-feira, para as pessoas que têm 80 ou mais anos de idade e que já levaram a segunda dose da vacina há 180 dias já estão prontas para a dose de reforço e estão prontas para a vacina da gripe”, explica Graça Freitas em declarações à RTP3.

O auto-agendamento passará também a estar disponível na próxima semana para os maiores de 70 anos, de modo a acelerar a campanha de vacinação. Ao mesmo tempo, os profissionais de saúde e do setor social que lidam com idosos começam a receber a dose de reforço da vacina contra o coronavírus.

(Notícia atualizada às 12h50 com as declarações de Graça Freitas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação em “casa aberta” abre na próxima semana para maiores de 80 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião