BRANDS' ECO Heróis PME: O prémio que ajuda a impulsionar os negócios

  • BRANDS' ECO
  • 20 Dezembro 2021

A iniciativa, que vai a caminho da quarta edição, distingue empresas que se destacam pela coragem e inovação. As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro de 2022.

O Prémio Heróis PME foi desenvolvido pela Yunit Consulting e nasceu com o objetivo de celebrar a coragem das empresas portuguesas, de as distinguir e de dar a conhecer ao público as histórias de vida dos empresários e das suas empresas.

Atualmente estão a decorrer as candidaturas para a 4ª edição da iniciativa, que vai acontecer já no próximo ano. No entanto, Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, destacou, em entrevista ao ECO, que o Prémio Heróis PME 2022 tem caraterísticas diferentes, uma vez que vai ter atenção à forma como as PME superaram os desafios pandémicos.

"Esta edição reveste-se de uma importância especial, pois acontece após um interregno motivado pela pandemia e vem precisamente distinguir as PME portuguesas que atravessaram este período desafiante e que continuam a inspirar pela sua força e capacidade de adaptação à mudança”

Assim sendo, a edição de 2022 vai ter novas dinâmicas, entre as quais:

1. O lançamento do Barómetro Heróis PME, que será o primeiro estudo realizado no âmbito do Prémio Heróis PME sobre PME portuguesas e que, de acordo com o CEO da empresa, vai “apresentar indicadores de recuperação, perceber como as empresas se adaptaram ao contexto desafiante da pandemia e traçar uma visão de futuro próximo”.

2. Criação de duas novas categorias de avaliaçãoo Fator S (Sustentabilidade) e a Transformação Digital, que visam “destacar a sustentabilidade e a transformação digital como fatores diferenciadores na competitividade das empresas”, referiu Bernardo Maciel.

Nas últimas três edições, o Prémio Heróis PME recebeu mais de 300 candidaturas de setores de atividades tão distintos como agroindústria, indústria transformadora, imobiliária, TIC ou saúde, o que, segundo o responsável da iniciativa, demonstra que o desafio lançado às pequenas e médias empresas foi bem aceite por todas.

"A maioria dos candidatos às edições anteriores continua ligada ao projeto e inclusive agora, no lançamento desta 4ª edição, são os primeiros a demonstrar o seu apoio e entusiasmo por estarmos de volta. Daí termos achado que este era o momento para relançar o apelo e conhecer as histórias dos Novos Heróis PME, adicionando novos ´ingredientes´”

Esta ligação justifica-se muito pelas vantagens que a participação neste concurso traz a todos os candidatos, mesmo depois de terminada a edição em que participam. Bernardo Maciel explicou que “o Prémio Heróis PME representa um reconhecimento público da determinação e capacidade empresarial das PME participantes, onde lhes é dada visibilidade e reforçada a sua notoriedade através de toda a comunicação inerente à iniciativa”.

Mas, além dessa notoriedade, o CEO destacou, também, o “impacto interno muito forte” que a preparação da candidatura destas empresas à iniciativa traz. “O esforço comum de preparação de uma candidatura promove junto dos colaboradores destas PME um maior sentimento de pertença à organização. Por outro lado, o envolvimento de todos os stakeholders no processo de votação das histórias também tem um efeito dinamizador dessas ligações muito relevante para as empresas”, acrescentou.

Entre os parceiros do Prémio Heróis PME está a VICTORIA Seguros, a Softfinança, a Caixa Geral de Depósitos, a SAGE, a PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, a Grosvenor House of Investments, a OKSofás e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

"Estas empresas e instituições associam-se aos Heróis PME não só pelo tema da visibilidade e notoriedade que a iniciativa proporciona, mas fundamentalmente pelo genuíno interesse em estar próximo das PME e acompanhá-las numa relação de verdadeira parceria”

Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting

Os interessados em inscrever-se na 4ª edição do Prémio Heróis PME devem inscrever-se através do site do evento e podem fazê-lo até ao dia 31 de janeiro de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Heróis PME: O prémio que ajuda a impulsionar os negócios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião