Jerónimo de Sousa participa apenas nos debates televisivos em canal aberto

  • Lusa
  • 20 Dezembro 2021

Jerónimo de Sousa só estará presente nos debates previstos para 4 e 12 de janeiro e no debate em conjunto, com os outros candidatos, em 17 de janeiro.

O secretário-geral comunista apenas vai participar nos debates televisivos, no âmbito das eleições legislativas, em canal aberto e no debate alargado transmitido pela RTP, uma vez que o partido considera discriminatória o modo como foram organizados os frente-a-frente.

Questionado pela Lusa a propósito de um comunicado divulgado durante a tarde desta segunda-feira em que o partido julgou ser discriminatório o modelo de organização dos debates feito por RTP, SIC e TVI, fonte do PCP disse que “a decisão é participar nos debates que se realizem em canal generalista ou outros conjuntos, como o da RTP”.

Jerónimo de Sousa estará presente apenas nos debates em canal aberto previstos para 4 e 12 de janeiro e no debate em conjunto com as restantes candidaturas que alcançaram representação parlamentar em 2019, em 17 de janeiro.

No comunicado divulgado durante a tarde, os comunistas sustentaram que a proposta de debates formalizada pelas direções de informação da RTP, da SIC e da TVI “não garante princípios básicos de imparcialidade”.

O PCP diz que a organização assume que existem “partidos de primeira (PS e PSD) e de segunda categoria”.

Nas críticas tecidas ao modelo encontrado, o PCP diz que a socialistas e sociais-democratas foi atribuída a “prerrogativa de debater com cada um dos restantes em canal generalista, com abissal diferença de audiências” e que há uma desvirtuação da natureza das legislativas, já que é concebida a ideia de que se trata de um “debate entre putativos candidatos a primeiro-ministro”.

O partido recusa “assumir-se como força política menorizada ou menorizável”, mas mantém a disponibilidade para participar nos debates das eleições legislativas de 30 de janeiro, desde que sejam realizados “em condições de igualdade entre as várias forças”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo de Sousa participa apenas nos debates televisivos em canal aberto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião