Dos EUA a Espanha, países estão a reduzir o período de isolamento

Na Madeira e EUA o tempo de isolamento de pessoas infetadas com Covid-19 passou a ser cinco dias, enquanto Espanha optou por sete dias.

Países como Espanha e os EUA decidiram encurtar o tempo de isolamento dos infetados por Covid-19. À semelhança destes dois países a Madeira é a primeira região do país a reduzir o período de isolamento para cinco dias. Em Portugal continental, o Governo remeteu para a DGS a decisão sobre a redução do período de isolamento. O ministro dos Negócios Estrangeiro diz que é uma “decisão técnica e não política”.

Espanha decidiu esta quarta-feira reduzir a quarentena de pessoas infetadas com Covid-19 de dez para sete dias. De acordo com as autoridades de saúde espanholas, os não vacinados que sejam contactos próximos de um infetado também vão ver o período de isolamento ser reduzido para sete dias, noticia o El País.

Fora da Europa, países como os EUA também estão a optar por reduzir o tempo de quarentena. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, sigla em inglês), anunciou na segunda-feira a diminuição, de dez para cinco dias, do período de isolamento para infetados com Covid-19 e para contactos de risco a quem seja imposta quarentena, noticiou a Forbes.

O CDC realça que esta orientação está em sintonia com indicações crescentes de que as pessoas infetadas com Covid-19 são mais contagiosas dois dias antes e três dias depois de desenvolverem sintomas.

Estas medidas surgem numa altura que a variante Ómicrom não está a dar tréguas nem em Portugal nem no mundo. Esta quarta-feira o país registou mais 26.867 casos de Covid-19, um novo recorde de contágios. A ministra da Saúde alertou na terça-feira que está previsto que Portugal chegue aos 37 mil casos diário na primeira semana de janeiro.

Para além de Portugal, países como França e Dinamarca bateram recordes no número de casos, 23.228 e 208 mil, respetivamente. Perante a escalada no número de infetados por Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o “tsunami de casos” com variantes Delta e Ómicron pode colocar sob “pressão os sistemas de saúde”.

A contaminação mundial com o vírus da Covid-19 atingiu novos recordes na semana de 22 a 28 de dezembro, com 6.550.000 casos, mais de 935.000 por dia, indicou esta quarta-feira uma contagem da agência AFP com base em dados oficiais. A maioria das novas infeções está a ocorrer na Europa, onde foram registados mais de 3,5 milhões de casos nos últimos sete dias, com uma média superior a 510.000 por dia.

A Covid-19 já provocou mais de 5 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, já morreram quase 19 mil pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dos EUA a Espanha, países estão a reduzir o período de isolamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião