Ontário declara estado de emergência face a protestos anti-restrições Covid

Depois dos protestos anti-restrições Covid de Otava se alastrarem a Ontario, o autarca da cidade declara agora estado de emergência e anuncia novas multas e pena de prisão para os manifestantes.

O autarca de Ontário, no Canadá, declarou estado de emergência face ao bloqueio de uma das principais passagens na fronteira entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá, avançou esta sexta-feira a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

Doug Ford, o autarca de Ontário, anunciou a declaração do estado de emergência e divulgou que o governo vai decretar novas medidas de combate aos protestos, atualmente a bloquear a ponte Ambassador, em Windsor, Ontario. Os manifestantes estão a cortar o acesso à capital do Canadá, e Ford já anunciou multas até aos 100.000 dólares canadianos, cerca de 69 mil euros ao câmbio atual, bem como pena de prisão.

Além das medidas anunciadas, Ford também referiu “autoridade adicional para considerar a retirada das licenças pessoais e comerciais de qualquer pessoa que não cumpra estas ordens”, acrescentou em conferência de imprensa.

A manifestação teve origem em janeiro, em Otava, como forma de protesto contra o passe sanitário, bem como outras restrições de combate ao Covid-19, mas cresceu para um movimento de contestação às medidas governamentais do primeiro-ministro Justin Trudeau. Outros protestos semelhantes anti-restrições já começaram a surgir na França e na Nova Zelândia.

Doug Ford, cujo governo tem revertido as restrições à medida que a vaga Ómicron diminui, já anunciou que a rescisão do passe sanitário será adiada até a crise estar resolvida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ontário declara estado de emergência face a protestos anti-restrições Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião