Banca, turismo e telecomunicações mobilizam-se pela Ucrânia

  • Servimedia
  • 8 Março 2022

A solidariedade para com o povo ucraniano chega de diferentes setores económicos. Em Espanha, banca, turismo e empresas de telecomunicações lançam iniciativas para ajudar na crise humanitária.

A banca, o turismo e as empresas de telecomunicações são alguns dos setores que lançaram iniciativas para tentar solucionar a situação de emergência que surgiu na Ucrânia em resultado do conflito com a Rússia, noticia a Servimedia.

De acordo com a agência de notícias espanhola, a banca tem sido um dos setores mais pró-ativos em Espanha. O Caixabank acaba de lançar uma plataforma de doação que reúne as principais organizações humanitárias – UNICEF, ACNUR, Cruz Vermelha, Save the Children, etc. – acreditadas pelo seu trabalho no terreno com o povo ucraniano.

Qualquer pessoa pode fazer donativos através das caixas multibanco, da Internet e dos seus telemóveis. Nos próximos dias, a entidade espanhola também permitirá aos clientes dos bancos ucranianos utilizarem gratuitamente as suas caixas multibanco, iniciativa que o BBVA e o Santander também planeiam levar a cabo.

Por outro lado, a Confederação Espanhola de Hotéis e Alojamentos Turísticos (Cehat) lançou uma iniciativa para mobilizar o setor hoteleiro a fim de oferecer o máximo número de quartos e disponibilizá-los aos refugiados que chegam a Espanha provenientes da Ucrânia. A associação patronal, que representa mais de 16 mil estabelecimentos com 1,8 milhões de camas, está a coordenar os seus membros para poder oferecer uma resposta ágil de acordo com as necessidades do fluxo de refugiados.

Outras empresas do setor, tais como a easyJet, anunciaram o lançamento de uma campanha de angariação de fundos nos voos para apoiar a Unicef na sua missão de ajudar as crianças afetadas pelo atual conflito na Ucrânia e as suas famílias.

Entretanto, a Airbnb tornou-se espontaneamente uma plataforma para os utilizadores fazerem reservas com os anfitriões locais na Ucrânia, sem realmente lá ficarem, apenas para os ajudar financeiramente.

No domínio das telecomunicações, a Telefónica, Movistar, Vodafone Espanha e Orange Espanha também confirmaram que irão oferecer chamadas e mensagens gratuitas a partir de Espanha para a Ucrânia, para facilitar as comunicações num período em que é vital o contacto com família e amigos.

Pela sua parte, o grupo Inditex contribuirá para a causa com um donativo de três milhões de euros para ajudar as pessoas mais vulneráveis na zona dos conflitos na Ucrânia e as que fogem do país, bem como o donativo de peças de vestuário para os refugiados nas zonas fronteiriças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca, turismo e telecomunicações mobilizam-se pela Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião