Cobertura da guerra na Ucrânia dá liderança à CNN Portugal no cabo

  • ECO
  • 8 Março 2022

As audiências dos canais informativos subiram na semana passada com o eclodir da guerra na Ucrânia. CNN Portugal conseguiu liderar as audiências no cabo, superando mesmo a CMTV.

As audiências dos canais de informação estão a subir, um efeito da invasão da Rússia à Ucrânia, semelhante ao que se verificou nos primeiros meses da pandemia. A CNN Portugal destacou-se no cabo como o canal mais visto da TV paga.

A semana passada ficou marcada por “um crescimento muito significativo nos canais de informação”, segundo uma análise da Universal McCann com base os dados da CAEM/GfK. A agência de meios destaca que, nesse período, todos os canais generalistas viram o respetivo share “diminuir ligeiramente”, com os telespetadores a optarem por sintonizar os canais informativos.

“Dentro do segmento de pay TV, a CNN Portugal é a que mais tem ganhado share, com a cobertura da guerra russo-ucraniana, aumentando 3,5 pontos percentuais face ao início de fevereiro, liderando os canais cabo mais vistos. Com um share de 5,9%, supera a SIC Noticias com 3,9% e a CMTV com um share de 4,4%”, aponta a empresa, num comunicado.

CNN destronou CMTV na semana passada, com 5,9% de share | Fonte: Universal McCann, dados da CAEM/GfK

A Universal McCann sublinha ainda que “nas variações do share de audiência por canal, todos os canais FTA [abertos] descem face ao início de fevereiro”. A SIC continua a liderar as audiências entre os generalistas, mas viu o seu share recuar para 17,2%, à semelhança da RTP1, cujo share desceu para 10,4%, indicam os dados da CAEM/GfK. Já a TVI registou uma quota de 16,7%.

A preferência dos portugueses pelos canais informativos dá-se numa altura em que a guerra na Ucrânia tem vindo a escalar dia após dia. A preocupação leva a um aumento do consumo de informação, o que “acaba por influenciar negativamente o consumo de canais de entretenimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cobertura da guerra na Ucrânia dá liderança à CNN Portugal no cabo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião