Áustria anuncia suspensão da lei de vacinação obrigatória contra a Covid-19

  • Lusa
  • 9 Março 2022

O Governo austríaco decidiu "suspender" o texto que tornava obrigatória a vacinação contra a Covid-19, considerando que não é "proporcional" ao perigo apresentado pela variante Ómicron.

O Governo da Áustria anunciou esta quarta-feira a suspensão da lei de vacinação obrigatória contra a Covid-19, apenas um mês após a sua entrada em vigor.

“Decidimos seguir o conselho da comissão de especialistas” e “suspender” o texto, que não é “proporcional” ao perigo apresentado pela variante Ómicron [do SARS-CoV-2], anunciou a ministra dos Assuntos Europeus da Áustria, Karoline Edtstadler, durante uma conferência de imprensa em Viena.

A vacinação obrigatória contra a Covid-19 foi imposta no início de fevereiro para todos os residentes na Áustria a partir dos 18 anos, com exceção dos recuperados recentemente, mulheres grávidas e pessoas com alergias comprovadas.

Na altura, cerca de 75% da população austríaca estava vacinada contra a Covid-19. Um valor que, para o ministro da Saúde austríaco, Wolfgang Mückstein, não era suficiente para combater com eficácia uma nova onda do vírus.

A partir do mês de março, as autoridades verificavam de forma aleatória o cumprimento da nova lei, com multas que poderiam chegar aos 3.600 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Áustria anuncia suspensão da lei de vacinação obrigatória contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião