Costa Silva indica autarca de Viana para a secretaria de Estado do Mar

  • ECO
  • 27 Março 2022

António Costa Silva mantém João Neves na Economia e dá mais poder a Rita Marques. A surpresa é a escolha de autarca que fez 'velório' pelos Estaleiros de Viana para a pasta do Mar.

Há varias mudanças na nova equipa da Economia. A nomeação de António Costa Silva, o ‘pai do PPR’ para ministro da Economia trouxe também uma reorganização orgânica, com novas pastas. E isso acaba por ter consequências nos nomes escolhidos pelo ministro indigitado para a próxima legislatura. Há um nome que se mantém na equipa, o de João Neves, como secretário de Estado da Economia, mas a principal novidade é mesmo a nomeação do antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo para a secretaria de Estado do Mar.

João Neves foi, na equipa de Siza Vieira, o governante com contacto permanente com a chamada economia real, e isso trouxe-lhe uma relevância junto das empresas, particularmente o setor industrial. Foi administrador da Bial entre 2010 e 2018, mas tem uma larga experiência de administração pública, como diretor geral, e como governante. Entrou para o Governo em 2018, ficou na equipa de Siza Vieira e vai manter-se com António Costa Silva.

A Economia vai incorporar a pasta do Mar, até agora com o estatuto de ministério. E a escolha de Costa Silva é surpreendente. José Maria Costa deixa a câmara de Viana do Castelo nas últimas autárquicas, por ter atingido o limite de mandatos, mas o que marcou a sua ação foi quando o novo governante depositou uma coroa de flores pela morte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Os Estaleiros tinham sido privatizados — a Martifer foi o comprador — e o então autarca fez campanha contra o negócio, antes e depois da sua realização. “Vim a um velório, ao velório da construção naval em Portugal”, disse o autarca, em 2014. Hoje, os Estaleiros de Viana têm um negócio em crescimento e já ultrapassaram 100 milhões de faturação. Em 2020, trabalhavam já nos estaleiros mais 1.200 pessoas.

Rita Marques mantém-se na equipa de secretários de Estado do Ministério da Economia, mas agora, além do Turismo, vai acumular as áreas do comércio e dos serviços, com a saída de João Torres. Secretária de Estado desde 2019, com a promoção de Ana Mendes Godinho para a pasta do Trabalho, Rita Marques era, até então, presidente da Portugal Ventures, uma sociedade de capital de risco pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva indica autarca de Viana para a secretaria de Estado do Mar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião