Oblysis (Minsait) considerada “Melhor Solução Tecnológica” do ano para setor da água
A solução criada pela empresa de consultoria de transformação digital e baseada na tecnologia Oblysis permite reduzir o consumo de energia em até 40%.
“iAgua“, um website especializado neste setor, premiou a Minsait pela tecnologia Oblysis como “Melhor Solução Tecnológica” do ano no setor da água, por ser uma proposta pioneira que dá às estações de tratamento de águas residuais a capacidade de serem mais eficientes, reduzir os seus custos de funcionamento e, em geral, melhorar os resultados de processamento, noticia a Servimedia.
A oitava edição dos Prémios iAgua terá lugar a 29 de abril, como evento de encerramento da Quality Water Summit, o evento anual de referência para os líderes no setor do tratamento de água. Este é um evento importante para os profissionais do setor da água, que nos últimos anos alcançou uma maior notoriedade, tanto em Espanha como na América Latina.
A Minsait, empresa da Indra de consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação, criou uma solução baseada na tecnologia Oblysis que melhora a gestão e o tratamento das lamas ativas que compõem as águas residuais, reestruturando-as em lamas granulares, permitindo assim a eliminação da matéria orgânica e outros componentes como o azoto e o fósforo.
Desta forma, a tecnologia da Minsait gera numa única etapa as condições anaeróbias, anóxicas e aeróbias necessárias para remover poluentes da água, sem necessidade das diferentes câmaras de tratamento dos processos convencionais.
Isto é possível porque a tecnologia Oblysis otimiza diretamente o funcionamento dos ventiladores no reator biológico das estações de tratamento e purificação de águas residuais, assim como os processos de nitrificação e desnitrificação.
Isto resulta em benefícios significativos, tais como reduções no consumo de energia até 40% e reduções até 50% tanto na produção de lamas como no consumo de aditivos purificadores.
Em termos ambientais, Oblysis melhora os parâmetros dos efluentes e permite às estações de tratamento alcançar mais eficientemente valores ótimos em medições críticas de poluentes como a procura química de oxigénio (QDO), procura biológica de oxigénio (DBO), condutividade, sólidos em suspensão (SS) e NH4+, entre outros.
Esta proposta da Minsait é também fácil e rápida de implementar – 1 ou 2 dias – e pode, portanto, ser adotada por qualquer estação de tratamento de águas residuais sem afetar o funcionamento normal. Além disso, a integração de Oblysis com as soluções Minsait permite aos operadores uma visualização e monitorização exaustiva de toda a atividade e ter custos mais baixos associados à operação sob um modelo de poupança partilhada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Oblysis (Minsait) considerada “Melhor Solução Tecnológica” do ano para setor da água
{{ noCommentsLabel }}