Empresas e estudantes reúnem-se em Barcelona para solucionar lacuna de talentos digitais
Organizado pela The Knot Worldwide, o encontro teve como objetivo ligar jovens talentos digitais com as oportunidade de emprego oferecidas pelas principais tecnológicas em Barcelona.
O gap no talento tecnológico está a aumentar: a oferta e a procura de emprego digital está atualmente a sofrer um desajuste significativo e, neste contexto, estão a surgir iniciativas para ligar jovens talentos digitais em Barcelona com as oportunidades de emprego oferecidas pelas principais empresas tecnológicas, noticia a Servimedia.
A última reunião deste tipo foi organizada pela The Knot Worldwide, uma empresa de renome no setor digital, que faz parte da Tech Barcelona, com a participação de quase uma centena de pessoas que estão atualmente a formar-se em competências digitais ou que se formaram recentemente.
David Xicota, VP Engineering The Knot Worldwide, que se encontra com um processo de contratação de 250 pessoas até ao final de 2022, salientou o desafio ‘tech’ de desenvolver todos os portais web do grupo a partir de Barcelona, com a possibilidade de trabalhar com tecnologias muito avançadas e de trabalhar remotamente. A empresa procura perfis tais como Backend Developers, Fullstack Developers, Mobile Developers, entre outros.
No final do ano passado, a multinacional anunciou a escolha de Barcelona para instalar um centro tecnológico internacional do grupo, a partir do qual centraliza o negócio de 14 mercados na Europa, Ásia e América Latina. “Além do interessante desafio tecnológico, para os candidatos é uma oportunidade de trabalhar para grandes mercados internacionais e de se juntarem a uma equipa com grandes perspetivas de futuro num ambiente multicultural e diversificado”, refere Xicota, citado pela Servimedia.
Duas outras empresas digitais juntaram-se ao evento. A Adevinta salientou a importância de trabalhar de mãos dadas com as universidades para formar e criar talentos mais diversificados e alcançar uma maior diversidade de género nas empresas do sector, enquanto os porta-vozes da Ocado Technology destacaram a cultura de valores da empresa e a autonomia que os candidatos a cargos tecnológicos têm, participando mesmo na tomada de decisões.
As três empresas concordaram que o modelo de trabalho remoto está aqui para ficar e que este é um dos fatores que os candidatos mais valorizam quando escolhem um emprego, bem como a importância dos soft skills.
Entre os participantes encontravam-se alguns dos perfis mais procurados pelas empresas de tecnologia: desde programadores, gestores de produto, designers de produto, data analysts, data scientists e BI developpers, que puderam aprender sobre as oportunidades de emprego oferecidas pelas empresas.
O setor tecnológico está em plena ascensão. As TIC vão gerar grande parte do emprego em 2022 e se analisarmos os dados na Catalunha, Espanha, apenas em fevereiro deste ano, o setor das TIC gerou 4.665 novas ofertas de emprego, uma variação de 0,9% em relação ao mês anterior, de acordo com o Barcelona Digital Talent. A cidade de Barcelona absorveu o maior número de ofertas de emprego digital, com 3.598 novas ofertas de emprego.
O fosso digital entre a oferta e a procura de empregos tech não se limita apenas a Espanha, mas é um fenómeno global. Na Europa, por exemplo, a procura de talentos digitais está a crescer quase seis vezes mais depressa do que o emprego em geral.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas e estudantes reúnem-se em Barcelona para solucionar lacuna de talentos digitais
{{ noCommentsLabel }}