Exportações de componentes automóveis sobem 0,3% até fevereiro para 1.638 milhões

  • Lusa
  • 8 Abril 2022

Destacam-se, em valor, as exportações de componentes automóveis para Espanha, que subiram 1,8% até fevereiro para 518 milhões de euros, seguido do mercado alemão e francês.

As exportações de componentes automóveis subiram 0,3% nos primeiros dois meses do ano para 1.638 milhões de euros face a 2021, segundo dados da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA). No mês de fevereiro, as exportações de componentes automóveis desceram 2,3% para os 817 milhões de euros, indicou, em comunicado, a AFIA.

Desde julho de 2021, as exportações mensais têm estado abaixo do valor apurado no ano anterior. Por mercado, destacam-se, em valor, as exportações de componentes automóveis para Espanha, que subiram 1,8% até fevereiro para 518 milhões de euros.

Segue-se a Alemanha, com 340 milhões de euros (+8,7%), França, com 178 milhões de euros (-13,7%), Estados Unidos, com 80 milhões de euros (+40,1%) e o Reino Unido, com 64 milhões de euros (-22,5%). Estes países representam, no total, 72% das exportações portuguesas de componentes automóveis.

“[…] Os problemas nas cadeias de abastecimento continuam a afetar toda a indústria automóvel com a falta de chips, componentes eletrónicos e outras matérias-primas. Esta situação tem ainda tendência a agravar-se com o recente conflito entre a Ucrânia e a Rússia”, apontou.

Os cálculos da AFIA baseiam-se nas estatísticas do comércio internacional de bens do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas hoje, que dão conta que as exportações portuguesas de bens aumentaram 20,3% e as importações subiram 42,3% em fevereiro, face ao mesmo mês de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de componentes automóveis sobem 0,3% até fevereiro para 1.638 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião