Pastoret faz 30 anos e aposta na sustentabilidade
A Pastoret celebra o seu 30º aniversário e quer continuar a apostar no respeito pelo ambiente, pessoas e animais. A empresa fechou 2021 com um volume de negócios de 31 milhões de euros.
A Pastoret, empresa de produtos lácteos celebra, este ano, o seu 30º aniversário e enaltece o crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, noticia a Servimedia.
A empresa encerrou 2021 com um volume de negócios de 31 milhões de euros, mais 7% do que no ano anterior, e as previsões para o futuro apontam para um crescimento anual entre 12% e 20%, o que a leva a conseguir recuperar a tendência anterior à pandemia, que era de 22% em média por ano.
Ao longo destes 30 anos, a Pastoret sublinha que construiu uma filosofia empresarial baseada na produção local e no respeito pelo ambiente, pessoas e animais: “Este compromisso foi agora reafirmado ao tornar positiva a pegada de carbono da empresa graças a dois projetos de reflorestação”.
Ao plantar mais de 1500 árvores, a Pastoret conseguiu gerar oxigénio e eliminar dióxido de carbono (CO2) numa quantidade equivalente a 1560 toneladas em comparação com as 1356 toneladas de CO2 que a empresa emitiu em 2020.
Com esta iniciativa, obteve o selo ‘Calculo + Compenso’, concedido pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico. O selo, atribuído pelo Gabinete para as Alterações Climáticas (OECC) do Ministério espanhol, reconhece as organizações que calculam as suas emissões de CO2 e realizam ações para compensar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pela sua atividade.
A aposta na produção local e sustentável
Com pouco mais de cem empregados, a Pastoret é uma empresa familiar que trabalha com 7 ou 8 pequenas quintas locais, todas elas localizadas na Catalunha, de modo que, por um lado, consiga obter o produto com a qualidade que procura e, por outro, consiga favorecer o desenvolvimento do tecido produtivo local.
Todas estas iniciativas somam-se a outras que já realizou, “como resultado do seu empenho no bem-estar das pessoas e dos animais”, sublinha a empresa, que dá como exemplo a sua política “sem plástico”.
Atualmente, 98% das suas embalagens são feitas de materiais recicláveis, tais como cartão, vidro ou cerâmica. Também destaca o projeto ‘#recuperagorrión’ que levou a cabo em colaboração com SEO/Birdlife e com o qual tentou recuperar o maior número possível de pardais nas grandes cidades.
Estas linhas de ação fazem parte do plano de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos na Agenda das Nações Unidas para 2030, em que se destacam os compromissos com a produção e consumo responsáveis, a ação climática e a conservação da vida dos ecossistemas terrestres.
A melhoria das instalações onde desenvolve os seus produtos também tem sido uma das preocupações da Pastoret, que tem uma das fábricas mais modernas da Europa. Estas instalações foram um dos investimentos mais importantes da empresa desde a sua criação, realizado entre 2009 e 2010, e envolveu um investimento de 6 milhões de euros.
O último grande investimento da Pastoret foi em 2019, com 10 milhões de euros investidos na expansão da capacidade de produção e na construção de um armazém inteligente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pastoret faz 30 anos e aposta na sustentabilidade
{{ noCommentsLabel }}