Projecto ‘Sigena, a magia de um sonho’ recebe Prémio Hispania Nostra da Rainha Sofia

  • Servimedia
  • 9 Maio 2022

O documentário reconstrói em formato digital a Sala Capitular do Mosteiro de Sigena, em Espanha. Foi realizado por Jesús Garcés, vencedor de um Globo de Ouro.

O projeto “Sigena, a magia de um sonho”, que reconstrói digitalmente a Sala Capitular do Mosteiro de Sigena, em Espanha, que foi destruída na guerra civil e é considerada a Capela Sistina do século XII, recebeu o Prémio Hispania Nostra de Toledo de 2019 na categoria “Sinalização e divulgação do património cultural e natural”, noticia a Servimedia.

O evento, presidido pela Rainha Sofia, presidente honorária da Hispania Nostra, realizou-se esta semana em Toledo e apresentou os European Heritage Awards/Europa Nostra Awards e os Hispania Nostra Awards for Best Practices in Cultural and Natural Heritage, correspondentes aos anos 2018, 2019, 2020 e 2021, que são atribuídos para reconhecer e promover as melhores práticas relacionadas com o património cultural e natural.

O prémio atribuído a “Sigena, a magia de um sonho” é “a cereja no topo do bolo”, segundo os seus promotores, de um projeto em que Juan Naya, astrofísico e amante da história e da arte, colocou todos os seus esforços, e que mais tarde revelou num documentário “O sonho de Sigena”. O filme foi realizado por Jesús Garcés, vencedor de um Globo de Ouro por “Caravaggio”, e foi lançado no final de 2021.

O prémio foi recebido em nome de toda a equipa do projeto pelo mestre artesão Paco Luis Martos, especialista em tetos mudéjares, que participou ativamente na recriação em madeira dos tetos do século XIII que existiam no mosteiro e que foram queimados em 1936, deixando-os completamente destruídos. Para a recuperação dos tetos de Sigena, Paco Luis Martos teve de começar com fotografias a preto e branco tiradas imediatamente antes de os doze tetos que existiam originalmente terem sido queimados.

Os promotores do projeto, após um trabalho de estudo e investigação, conseguiram reconstruir fisicamente o teto de estilo mudéjar, bem como todas as pinturas e tetos da sala, graças a uma recriação virtual em 3D, recuperando a paleta de cores original para a sua fruição na realidade virtual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projecto ‘Sigena, a magia de um sonho’ recebe Prémio Hispania Nostra da Rainha Sofia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião