Governo convoca liberais e PSD Madeira para negociar Orçamento

Além de Livre e PAN, os ministros das Finanças e Assuntos Parlamentares estão reunidos esta tarde com a IL e deputados do PSD Madeira para discutir alterações ao Orçamento do Estado. PCP e BE de fora.

Rui Tavares (Livre), Inês de Sousa Real (PAN), Iniciativa Liberal (IL) e os deputados eleitos pelo PSD na Madeira. São estes os interlocutores privilegiados pelo Governo para a negociação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na especialidade, confirmou ao ECO fonte oficial do Ministério das Finanças.

Estas reuniões de trabalho com a duração de meia hora cada, que arrancaram às 13h, têm como anfitriões o ministro das Finanças, Fernando Medina, e a ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes. De fora dos encontros desta tarde, que foram inicialmente avançados pelo Observador e pelo Negócios, ficam PCP e Bloco de Esquerda, que na anterior legislatura eram os parceiros privilegiados nestas negociações.

A inclusão dos liberais e dos deputados social-democratas da Madeira neste processo, sabe o ECO, deve-se à disponibilidade demonstrada por ambos nos últimos dias para negociar esta segunda versão do documento orçamental, que já foi aprovada na generalidade. O prazo para a apresentação de propostas de alteração termina na próxima sexta-feira, 13 de maio.

Estas reuniões acontecem um dia depois de a antiga líder parlamentar do PS e atual ministra dos Assuntos Parlamentares ter ido à Assembleia da República para uma audição sobre o OE2022 deixar precisamente uma promessa de “reforçar o diálogo” com os deputados, apesar de, com maioria absoluta, o PS já não precisar dos votos dos outros partidos para viabilizar o diploma.

Só na primeira semana em que podiam entregar propostas de alteração ao Orçamento, que terminou na última sexta-feira, os partidos já tinham apresentado 274 propostas. Um número que deverá subir significativamente até ao final do prazo, daqui por dois dias, até porque partidos como o PS, PSD, Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda ainda não tinham submetido nenhuma alteração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo convoca liberais e PSD Madeira para negociar Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião